Continua após publicidade

Dicas para decorar a parede com quadros sem erro

Fazer uma galeria na parede é uma forma simples para decorar o ambiente e garantir personalidade

Por Yeska Coelho
Atualizado em 5 ago 2024, 20h10 - Publicado em 2 fev 2021, 06h00
Azulejos pintados à mão com estampas botânicas revestem varanda de apê. Projeto de Renata Lemos. Na foto, sala de jantar, painel de madeira, quadro azul.
 (André Nazareth/Divulgação)

Os quadros são excelentes aliados na decoração. Se você está querendo dar vida a um ambiente, investir nesses itens é uma boa pedida. Mas com tantos modelos, molduras, materiais e desenhos como escolher o melhor para o seu espaço?

Publicidade

Pensar no que você deseja pendurar no ambiente é o primeiro passo. Você pode optar por pôsteres da sua série favorita, fotos de uma viagem inesquecível, obras de arte, paisagens, etc. A partir dessa escolha, é hora de colocar a mão na massa.

Publicidade
Apê de 320 m² em Ipanema tem atmosfera de galeria de arte. Projeto da arquiteta Bianca da Hora. Na foto, sala de jantar com obras de arte na parede
(MCA estúdio/Divulgação)

Eleja o lugar para criar sua galeria em casa

Com as fotos ou artes em mãos, determinar e medir a localização na qual elas serão inseridas é fundamental. Dessa forma, você evita que a parede fique sobrecarregada ou vazia demais.

1-galeria-erica-salguero
O estilo do quarto é clássico com releitura contemporânea. Os quadros de cerejeiras, também da fotógrafa Gigi Monteiro, foram pedidos da cliente, pois a árvore remete a suas origens. (Renato Navarro/Divulgação)

Um dica esperta para conseguir fazer a medição, é posicionar as fotos e pôster no chão de frente à parede. Isso dá uma noção mais realista de como ficará depois.

Publicidade

Escolha molduras e cores para compor o espaço

É possível escolher molduras coloridas (ou em preto e branco) para acomodar as obras escolhidas. Nessa hora, abusar da criatividade é a melhor opção.

Criar uma base monocromática ou incluir cores que contrastem com a tonalidade da parede são ideias opostas, mas que fazem bonito. A dica é tentar manter um equilíbrio com o estilo do cômodo e as cores e dimensões da moldura.

Publicidade
Apê de 45 m² esconde a lavanderia na sala de estar. Projeto da Inovando Arquitetura. Na foto, sala de estar com quadros coloridos
(Kadu Lopes/Divulgação)

Hora de encaixar

Perfurar as paredes é uma boa aposta para garantir máxima fixação. Comece pelo meio e depois vá para a esquerda e para a direita (nessa ordem).

 

Publicidade
Publicidade
Publicidade