Casa Created with Sketch.

Saiba como limpar corretamente quadros e molduras

Às vezes esquecidas na hora da faxina, essas peças exigem atenção e cuidados especiais na hora de retirar a poeira

Os quadros capazes de trazer personalidade para um ambiente. Uma gallery wall bem pensada, por exemplo, pode mudar completamente um ambiente. Escolher o quadro certo pode proporcionar a renovação completa do espaço, além de preencher lacunas antes deixadas em branco.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Porém, muitas vezes, este elemento de decoração é esquecido na hora da faxina. Com o tempo, a poeira, temperatura, a umidade e uso de produtos de limpeza inadequados podem deixar a peça com um visual envelhecido e desgastado. Para evitar que estes e outros problemas aconteçam, Nattan Perius, especialista da Urban Arts, dá algumas dicas para mantê-los sempre bonitos e bem cuidados.

Limpeza do dia-a-dia

Um dos principais inimigos dos quadros é a poeira. Para manter o objeto sempre bonito, retire o pó pelo menos uma vez por semana. Em quadros com tela em canva, a limpeza deve ser feita utilizando um espanador eletrostático com cerdas, tanto na parte da frente quanto atrás. Separe o espanador exclusivamente para esta limpeza.

Já quadros que possuem vidro na sua estrutura podem ser limpos com um pano umedecido com água e três gotas de álcool. Utilize esse pano apenas para limpar o vidro. Para finalizar, passe uma flanela seca para remover possíveis manchas. Nunca utilize aspirador de pó para limpar os quadros em nenhum dos lados. A sucção do aparelho pode estragar a tela. Em quadros em metacrilato, apenas um pano macio deve ser utilizado. “Em todos os casos, nunca utilize produtos solventes, que podem danificar a tela”, completa Nattan.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Como limpar molduras

Independentemente do tipo de moldura, elas devem ser limpas exclusivamente com um pano úmido (bem torcido). Mesmo as molduras branca, não precisam de nenhum tipo de produto de limpeza. Antes de fazer este processo, tire a poeira da peça com um pano seco. Nunca se esqueça de olhar a parte de trás da moldura para evitar o ataque de traças e insetos.

Como evitar mofo em quadros e molduras

A umidade excessiva é a principal causa de mofo e fungos nos quadros e, para evitá-la, mantenha o local bem ventilado. Porém, evite que o sol bata diretamente sobre os quadros, pois o excesso de luz e calor pode danificar a tela e a moldura. “Em ambientes como cozinha, se necessário, além do pano úmido, utilize detergente neutro. Porém, é importante ter em mente que quanto menos incidência de produtos químicos, melhor”, completa.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s