Casa Created with Sketch.

Como usar painéis de madeira ripados para transformar ambientes

A arquiteta Roberta Iervolino Giglio fala sobre a versatilidade desse tipo de marcenaria e explica como e onde usá-la

Se você busca uma solução de décor que leve mais estilo ao ambiente sem a necessidade de realizar grandes obras, a resposta pode estar nos painéis ripados. Trata-se de uma técnica de marcenaria que, como o nome diz, consiste na aplicação de ripas de madeira em uma superfície, criando efeito versátil e prático, capaz de mudar a aparência do projeto em pouco tempo.

Na sala de jantar assinada por Roberta Iervolino, uma mescla entre os painéis de madeira e o ripado vertical, que camufla portas e gavetas do buffet

Na sala de jantar assinada por Roberta Iervolino, uma mescla entre os painéis de madeira e o ripado vertical, que camufla portas e gavetas do buffet (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Adepta da técnica nos projetos, a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, à frente do escritório Figa Arquitetura, aprecia os painéis ripados pelo seu acabamento impecável e costuma utilizá-los para as mais diversas funções. “Seja para criar um efeito de divisória entre ambientes, escondendo alguma porta ou móvel, ou simplesmente para levar ao décor um traço de elemento 3D, o resultado do ripado é sempre surpreendente e costuma agradar a todos os seus clientes”, afirma.

Para promover a separação entre a sala de TV e à adega, o ambiente recebeu um painel vazado com ripas horizontais, funcionando como um biombo e promovendo uma visão parcial entre os ambientes

Para promover a separação entre a sala de TV e à adega, o ambiente recebeu um painel vazado com ripas horizontais, funcionando como um biombo e promovendo uma visão parcial entre os ambientes (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Um dos maiores diferenciais dos painéis ripados é a sua multifuncionalidade. Segundo Roberta, eles são capazes de transitar pelos mais diversos estilos de decoração – desde o clássico até o contemporâneo – agregando à marcenaria um aspecto eficaz e delicado. Porém, sua singularidade vai muito além das funções estéticas. “Os ripados são muito indicados quando é preciso ventilar a parte interna de um móvel ou eletrodoméstico, como frigobar, por exemplo. São perfeitos para adegas”, sugere.

Outra possibilidade é empregar na parte detrás de racks que recebe eletroeletrônicos do home theater. Com uma ventoinha acoplada, contribui para que não aconteçam danos com o super aquecimento dos equipamentos de áudio e vídeo. “A solução também é eficaz para aparelhos que se conectam por meio de raios infravermelhos, já que os vãos permitem a conectividade, dispensando a abertura do móvel”, explica.

O painel da TV, produzido com ripas verticais de Carvalho Americano, agregou textura à parede, além de camuflar a porta de correr

O painel da TV, produzido com ripas verticais de Carvalho Americano, agregou textura à parede, além de camuflar a porta de correr (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Tendência no décor, Roberta acredita que, pelo fato de se tratar de marcenaria, dificilmente os painéis ripados sairão de moda, pois consagraram-se como soluções atemporais para salas, cozinhas e quartos. Por meio do uso da madeira, principalmente em tonalidades leves, os ambientes ainda podem tirar proveito das sensações de conforto e aconchego.

Ademais, a durabilidade da matéria-prima não demanda manutenção – com exceção da higienização, indispensável para qualquer tipo de revestimento. Para tanto, a limpeza deve ser realizada de forma leve, porém constante.

Na churrasqueira, o painel de ripas largas no mesmo tom conta com suaves bunhas que demarcam onde termina uma ripa e começa a outra

Na churrasqueira, o painel de ripas largas no mesmo tom conta com suaves bunhas que demarcam onde termina uma ripa e começa a outra (Thiago Travesso/Casa.com.br)

Atualmente, existem diversos modelos de painéis ripados: desde o mais estreito ao mais largo, com ripas preenchidas ou vazadas, além da perspectiva de serem colocados de diversas formas, cor natural ou com pintura.

Os ripados podem ser executados por marceneiros que realizam o projeto sob medida e segundo as especificidades do local. Entretanto, o mercado igualmente dispõe de formatos prontos, que podem ser adaptados. “Sem dúvidas, a realização com um profissional especializado nos permite o resultado de acordo como esperamos”, finaliza Roberta.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.