Dicas de decoração para otimizar espaços pequenos
Ideias para aproveitar melhor cada canto e criar sensação de amplitude
Os apartamentos pequenos são tendências que se justificam com o atual momento da sociedade: pessoas tendo menos filhos – ou optando por não ter – querendo morar mais próximas dos centros urbanos e também o aumento de gente indo viver sozinha.
Imóveis com metragens reduzidas são excelentes apostas por uma série de razões, como economia de recursos, segurança e também limpeza. Para a arquiteta Sandra Nita, do Villa 11, o segredo está em escolher a mobília certa e uma paleta de cores que dê sensação de amplitude.
A seguir, confira dicas da especialista para aproveitar melhor os espaços de um apartamento pequeno:
Invista em móveis planejados ou funcionais
A marcenaria é uma ótima aliada quando se tem espaços pequenos, pois é possível aproveitar cada cantinho de maneira eficiente, inclusive investindo em móveis multiuso. Já em relação a móveis prontos, a arquiteta recomenda comprar pessoalmente – ou ver o modelo antes de comprar online – para não errar no tamanho.
Ela aconselha apostar em sofás que tenham braços e costas mais finos para ter mais espaço no assento. Em relação à mesa, a especialista também dá uma dica esperta:
“Se o morador costuma receber visitas em casa com frequência, ele pode optar por uma mesa de quatro lugares e tentar ganhar alguns centímetros em outros cantos do imóvel. Se não for o caso, pode apostar em uma mesa de dois lugares, tipo balcão”, sugere. Outra solução destacada pela arquiteta é o uso de uma mesa dobrável, que otimiza o espaço e são bem práticas.
Para o quarto, Sandra aconselha adotar uma cama baú para guardar roupas e itens menos utilizados em uma estação – como cobertores e edredons durante o verão.
Tons claros na composição do ambiente
Usar cores claras – seja nos móveis ou nas paredes – passa sensação de amplitude ao espaço. A especialista afirma que não precisa abrir mão totalmente de criar uma atmosfera colorida ou mesmo incluir tonalidades mais escuras, mas que o ideal é deixar no meio termo.
“Claro que não precisa ser tudo branco ou pastel. Uma parede de destaque em outra cor mais forte ou alguns móveis de tonalidade diferente oferecem um charme extra no design”, comenta.
Veja também
- 5 técnicas para decorar espaços pequenos
- 24 salas de jantar pequenas que provam que espaço é mesmo relativo
Aposte em prateleiras e nichos
Usar a parede como aliada na decoração é uma solução esperta para potencializar o espaço e, de quebra, ainda garante modernidade e eficiência ao seu cantinho. Prateleiras e nichos, nesses casos, fazem bonito na hora de organizar.
Jogada com espelhos
Incluir espelhos passa uma sensação de amplitude, pois a projeção do espaço é duplicada. O interessante é colocar o item em uma parede inteira, pois, segundo a arquiteta, transmite sensação de profundidade ao ambiente.
Iluminação
Investir em uma iluminação abrangente também influencia na noção de dimensionamento do espaço. “Como opções mais em conta, vale apostar em abajures e luminárias nas áreas que pretende destacar. Se a pessoa estiver disposta em fazer um investimento maior, lâmpadas embutidas no forro, distribuem a iluminação de forma equilibrada”, pondera Sandra.
Estilo das portas
Portas de correr ou camarão são excelentes para conservar espaço, pois têm uma abertura diferenciada. É necessário apenas se atentar, pois esses estilos exigem cuidados com manutenção e limpeza dos trilhos, por exemplo.