Em vez de paredes, portas de correr no apartamento
Neste apartamento de apenas 75 m², no Rio de Janeiro, os painéis de marcenaria se abrem e fecham para transformar os espaços e fazer a área parecer maior.
access_time
14 Dec 2016, 11h55 - Publicado em 9 Jan 2009, 10h28
Quando compraram este apartamento no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, os proprietários pretendiam usá-lo apenas nos fins de semana para curtir a praia, os programas culturais da cidade e receber os amigos cariocas. Mas o resultado da reforma agradou tanto que, apesar de o imóvel ter apenas 75 m², hoje eles passam quase toda a semana no local. Assinado pelos arquitetos Paula Neder e Alexandre Monteiro, o projeto abriu a cozinha e um dos quartos (que agora abriga a TV e recebe hóspedes) para a sala. Usamos portas de correr, pois os moradores faziam questão de poder fechar os ambientes, conta Alexandre. Quase todos os móveis do apartamento foram projetados sob medida, tirando partido de cada centímetro de área. A maioria das paredes de alvenaria acabou eliminada na reforma e, em troca, surgiram painéis de madeira e portas de correr, mais estreitos e fáceis de instalar. Também procuramos criar planos contínuos na marcenaria. Assim os ambientes parecem mais amplos, ensina o arquiteto. Um exemplo são os painéis com frisos da sala, que se fundem às portas de correr. Se você também quer aproveitar todos os espaços usando portas de correr, leia a reportagem Portas cheias de inspiração.
-
1.
zoom_out_map
1/13
Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo e duas portas em L, que correm em trilhos embutidos no teto.
-
2.
zoom_out_map
2/13
No quarto de hóspedes, o sofá com futon (feito pela Brasil Interiores com tecidos do Espaço Multi) funciona como cama de casal. Paredes e marcenaria receberam tinta acrílica acetinada bege (Coral, ref. 1221-P). No piso, tacos de amêndola (Parquet Nobre).
-
3.
zoom_out_map
3/13
Entre a sala e o quarto de hóspedes, não há parede, apenas um painel fixo e duas portas em L, que correm em trilhos embutidos no teto. Note que os frisos conferem unidade visual às peças de marcenaria. Com 3,75 m de comprimento, o sofá (Way Design Contemporânea) ocupa toda a parede sob a janela. Em vez de mesas laterais, há módulos (também da Way Design Contemporânea) que se encaixam no estofado. Almofadas do Empório Beraldin e da Brasil Interiores.
-
4.
zoom_out_map
4/13
Este painel de correr (1,10 x 1,38 m) ajuda a integrar a cozinha e a sala, transformando a bancada em uma mesa para refeições rápidas. Ele entra em um vão na alvenaria, escondendo-se atrás do espelho. perceba que a porta da cozinha (2,30 m x 90 cm), quando totalmente aberta, se alinha com a parede, dando a sensação de que é um prolongamento do painel com frisos. Dentro do ambiente, a bancada em U abriga pia e cooktop. Paredes revestidas de espelho dão a sensação de que o espaço é mais amplo. Os armários (Favo) seguem o tom das outras paredes do apartamento. Coifa da Falmec.
-
5.
zoom_out_map
5/13
Junto ao balcão, o banco de freijó lavado (3,10 m de comprimento) atende a mesa de jantar e serve como assento extra na sala. As portas de friso vazado, na lateral externa da cozinha, escondem um armário, como você verá na foto seguinte desta galeria.
-
6.
zoom_out_map
6/13
Na foto anterior desta galeria, você vê os armários fechados. Aqui, no detalhe, descobre que Roubar um pedaço da área do lavabo foi a solução para criar este armário de louças (68 x 53 cm, altura de 2,50 m). Na parte de baixo do móvel, há uma adega, ventilada graças às portas com frisos vazados. Execução da Marcenaria Morada.
-
7.
zoom_out_map
7/13
Na estante da sala, um painel ripado disfarça o aparelho de ar condicionado. Rasgos no forro de gesso, também com cabos de sanca, trazem claridade generosa sem prejudicar a decoração. Há apenas um lustre, instalado sobre a mesa de jantar
-
8.
zoom_out_map
8/13
Desenhada pelos arquitetos, a mesa de jantar de freijó lavado (tampo de 1,80 m x 80 cm) apoia-se na parede e em um único pé de aço cortén. Cadeiras da Novo Ambiente.
-
9.
zoom_out_map
9/13
O pontilhado mostra todas as paredes que caíram. No projeto novo, cômodos mais amplos e integrados.
-
10.
zoom_out_map
10/13
Mais uma solução para poupar espaço: a cama fica encaixada entre dois armários. Como não sobrou lugar para as mesas laterais, elas foram substituídas por um nicho atrás da cama, com 40 cm de profundidade, que acomoda objetos. Cabeceira estofada de couro da Italian Leather. Colcha bordada do Studio Grabowsky e almofada florida do Empório Beraldin A caixa de freijó lavado (1,84 m x 30 cm, altura de 1,15 m), sobre a cabeceira da cama, embute a iluminação e o aparelho de ar condicionado. Uma porta vazada permite o acesso ao equipamento.
-
11.
zoom_out_map
11/13
Todos os ambientes do apartamento têm nichos no teto e na marcenaria para iluminação indireta. No painel da cabeceira da cama foram embutidos cabos de sanca (fiação na qual são fixadas as lâmpadas).
-
12.
zoom_out_map
12/13
Uma porta de correr de 1,50 x 2,20 m, pendurada em um trilho com roldanas aparentes, fecha a passagem entre o quarto e o banheiro. Colado na peça, o espelho de corpo inteiro ajuda o casal a se arrumar. A bancada do banheiro é feita de mármore crema-marfil e a marcenaria, coberta de laca, para resistir à umidade. Louças e metais da Deca.
-
13.
zoom_out_map
13/13
Em frente à cama, o armário com portas de correr esconde a TV LCD. Cavas fazem o papel de puxadores. A parte superior do móvel tem apenas 20 cm de profundidade, pois faz divisa com a estante do quarto de hóspedes.