Casa Created with Sketch.

Arquiteta ensina a investir na decoração Boho

Por conta da grande variedade de informações, é necessário pensar em quais móveis serão utilizados, assim como os objetos decorativos, as cores e tecidos

Muito conhecido no universo da moda e da arte, o estilo Boho começou nos anos 1920, no bairro de Soho em Londres. “É da localização que vem a explicação do nome, seriam os Boêmios de Soho.” Conta a arquiteta Stephanie Toloi. “A partir dos anos 70 essa característica começou a ser utilizada na arquitetura, em específico.”

Decoraçnao estilo boho com tapete vermelho estamapado, sofá cinza com almofadas estampadas coloridas e muitas plantas

 (Justina Blakeney/Pinterest)

Icônico e conhecido pela mistura de cores, estampas e texturas, o estilo Boho dá muita liberdade para a criatividade na hora de decorar. Os traços dessa decoração podem ser trabalhados com estampas marcantes, coloridas.

Tecidos no mobiliário, no sofá, nas almofadas, tapetes que tem algum padrão diferente. E a tendência também permite o uso de objetos decorativos que carregam memórias afetivas e até mesmo ressignificar o uso de algum deles. “É comum que objetos, anteriormente não eram móveis, sejam transformados em um. Por exemplo, transformar uma porta em uma mesa”, explica Toloi.

02-ideias-para-adotar-o-estilo-boho-em-casa

 (Reprodução/Casa.com.br)

E se você tiver mais ousadia para planejar sua casa e estiver pensando em trazer o Boho para dentro dela, a arquiteta indica que um bom primeiro passo é passar pelo túnel do tempo em busca de objetos que despertam memórias. “Acredito que o Boho contempla bastante a personalidade da pessoa que mora na casa, então objetos que remetem a alguma ideia do passado e que tenham algum sentimento para quem mora na casa.”

A profissional também alerta para os erros. Por ser um estilo muito livre, é fácil as pessoas errarem a mão e os ambientes não ficarem agradáveis, para isso a sugestão é equilibrar o uso das cores e estampas neutras, com mobiliários criativos, ou contrário. Assim, o estilo se faz presente, sem criar um caos de informações.

Sala em estilo boho com sofá e paredes branco, com quadros com estampa geométrica na parede, e tapete estampado no chão

 (reprodução/Pinterest)

Além da liberdade para decorar, o estilo Boho também se destaca pela facilidade em mesclar com outros estilos de decoração, justamente por ter sua base na mistura. No caso dos quartos, por exemplo, é muito comum o uso de dossel com tecidos leves pendurados, pequenas lousas com pisca-pisca penduradas na parede como objetos decorativos.” Explica Stephanie e finaliza: “O Boho já compreende um mix de vários estilos, então é necessário atenção para não misturar muitos estilos e deixar o ambiente carregado com informações demais.”

Leia também:

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.