Casa Created with Sketch.

Conceito high low valoriza cobertura duplex no Rio de Janeiro

A arquiteta Renata Zappellini foi responsável pelo projeto da própria casa, com vista para o mar carioca e a Pedra da Gávea

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

A arquiteta Renata Zappellini conseguiu aliar profissão e vida privada, sendo a própria responsável pelo projeto de seu apartamento.

A cobertura duplex de 550 m², localizada em São Conrado (Rio de Janeiro), era perfeita para a profissional: com vista para o mar e para a Pedra da Gávea, o imóvel nunca havia sido habitado por ninguém.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

“Sempre moramos em São Conrado e não queríamos sair do bairro. Procuramos bastante até encontrar essa cobertura, que foi um colírio para os olhos. Gostamos de tudo, mas o ponto determinante foi o fato do apartamento nunca ter sido usado, embora o prédio já tivesse 11 anos. Para mim foi um prato cheio, pois ali poderíamos moldar a planta e decorar da nossa maneira”, conta a moradora.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

Com base neutra e tons de branco, preto e cinza – além da forte presença da madeira e de toques pontuais em azul –, o apê recebeu medidas que transformaram o visual dos ambientes.

Mudar o tecido dos sofás, alterar a disposição dos móveis e trocar pontualmente peças mais gastas ou das quais enjoou por novas, que “conversem” melhor com seu momento atual ou que complementem o mobiliário já existente, foram exemplos dessas medidas.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

Mas Renata pensou também na funcionalidade dos ambientes. Na sala de TV, as paredes cobertas por painéis de madeira exercem dupla função.

“Além de decorativo, o painel esconde um louceiro, a porta do lavabo e o acesso ao quarto de hóspedes e brinquedoteca. A ideia foi criar um detalhe para a parede e ao mesmo tempo camuflar as portas”, revela.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

Enquanto isso, peças desenhadas pela própria arquiteta e executadas por um estofador, vidraceiro e marceneiro, proporcionam uma decoração personalizada. É o caso, por exemplo, do pufe de couro, na sala de estar, e das mesas de apoio de vidro e de madeira, na varanda da piscina.

O estilo “faça você mesmo” também é adotado por Renata: os quadros da área gourmet e da sala de estar, no primeiro pavimento, foram pintados pela profissional com ajuda do filho de 6 anos. Com grandes dimensões, as telas passam a impressão de verdadeiras obras de arte.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

Entre os dois andares, foi mantido nas paredes o resquício de uma festa da família, realizada logo após a entrada no apartamento.

“O lettering é de Marcelo Lamarca, feito para a festa de 40 anos do meu marido, quando a laje ainda não estava pronta. O tema da festa, por conta da cobertura ainda inacabada, era ‘urban’ e ele grafitou toda a parte de cima. O que conseguimos manter foi esse da escada”, relembra a moradora.

 (Juliano Colodeti/Divulgação)

Enquanto a área social do nível inferior mantém uma paleta mais sóbria, em preto, branco e caramelo, para a área íntima a arquiteta adotou uma paleta coerente com o restante do apartamento, com painéis de freijó cobrindo as paredes, cabeceira da cama com textura de couro e roupas de cama e almofadas em p&b, com tema geométrico.

“Busquei traduzir, em todo o apartamento, esse conceito minimalista e hi-lo (high-low). Gosto muito de misturar peças de design a outras garimpadas. Esse ar despojado e clean dos espaços é bem a nossa cara!”, conclui Renata.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s