Continua após publicidade

Banco faz as vezes de baú e de jardineira em apartamento de 140 m²

A obra foi comandada pelo escritório Flávia Theo Arquitetura, onde a maior transformação foi a integração de sala, varanda, cozinha e um dos dormitórios

Por Alex Alcantara
Atualizado em 1 dez 2022, 05h40 - Publicado em 10 jun 2020, 12h54
3-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Ao se mudarem para um apartamento de 140 m², localizado em um edifício com mais de 20 anos, no bairro de Moema (SP), a família formada por um casal e uma filha de 2 anos, desejava uma reforma completa, que promovesse integração e modernização do imóvel.

6-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Para tal feito, foi contatada a arquiteta Flávia, do escritório Flávia Theo Arquitetura para comandar a obra, que durou 4 meses. A maior transformação foi a integração de sala, varanda, cozinha e um dos dormitórios. “Integrar a sala com a varanda tem se tornado cada vez mais um pedido comum dos clientes. Nesse caso, encontramos uma maneira de manter a ‘varanda com cara de varanda’ usando um banco que, além de servir como baú, também possuí uma jardineira no encosto”, explica a arquiteta.

5-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Com isso, os moradores ganharam uma sala super ampla que, ainda assim, tem todos os ambientes marcados, cada um com a sua própria identidade. Os tons neutros deixaram o espaço convidativo e aconchegante.

11-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Destaque para caixa de ripas de madeira envolvendo todo o espaço de convivência, que “esconde” de forma harmônica e criativa as áreas privativas.

4-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

A cozinha recebe uma bancada que a separa da sala e, além dela, também ganha um elemento de divisão escondido: a porta camarão. Dependendo da necessidade, é usada para isolar a cozinha da área de convivência.

8-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

No quartos de casal o aconchego é a palavra-chave. Isso é resultado do painel e piso de madeira, que trazem os tons confortantes e quentes para o espaço de descanso. Uma parte da cabeceira recebe uma pintura feita em laca. “Quando percebi que teríamos espaço no quarto para encaixar uma penteadeira, logo pensei em colocar um espelho com iluminação, que ajudasse a moradora quando ela for se arrumar. E quem tem o hábito de se maquiar sabe a importância de uma boa luz nessa hora”, explica Flávia.

7-ape-jardineira-bau-flavia-theo
(Nathalie Artaxo/Casa.com.br)

Por fim, o quartinho da filha foi feito para acompanhar o seu crescimento no decorrer dos próximos anos. A aposta foi em uma marcenaria em cores neutras e uma cama projetada que comporte um colchão do tamanho solteiro para quando a pequena estiver mais crescida!

Gostou? Navegue na galeria abaixo e veja mais fotos do projeto:

Publicidade