Continua após publicidade

7 dicas e inspirações de iluminação para usar em sua casa

Para você que busca ter uma iluminação estética e funcional, separamos algumas ideias que valorizam o décor. Confira!

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h43 - Publicado em 14 nov 2019, 16h34
LABLUZ_23•10•18_(RafaelRenzo)-33
Projeto do Tria Arquitetura. (Rafael Renzo/Divulgação)

Luminárias de piso são referência quando falamos em iluminação decorativa. Excelente opção para compor a decoração, elas acabam se tornando, muitas vezes, uma “peça escultura”, que enriquece o projeto e cria uma ambientação mais acolhedora com um efeito de luz super agradável.

O abajur, por outro lado, é uma peça mais convencional e versátil, cabível em qualquer ambiente. Sabendo que um dos grandes desafios de um projeto de iluminação é conseguir aliar funcionalidade e design, a arquiteta Nicole Gomes, CEO da Labluz, traz para você sete dicas e inspirações para utilizar luminárias de piso e abajures, valorizando o décor. Confira abaixo!

Complemento da Iluminação 

Cliente LK – Apartamento Jardins I-35
Projeto do arquiteto Bruno Gap. (Divulgação/Casa.com.br)

Luminárias de piso e abajures podem podem ter uma luz focada para leitura ou luz difusa. O bacana é quando conseguimos um mix de efeitos, assim deixamos a iluminação mais complexa e interessante, atendendo a todas as expectativas do morador.

Por exemplo, se você tem uma peça central de luz indireta na sua sala, é indicada uma luminária de piso com luz focada. Se tem trilhos com spot, por outro lado, seria melhor uma peça com cúpula “tipo abajur”, que deixa uma luz ambiente gostosa. Nesses dois exemplos, os efeitos de luzes se complementam.

Continua após a publicidade

Ponto de Design 

invisible
(Divulgação/Casa.com.br)

Algo interessante para se pensar é usar a luminária e abajur como um ponto de design em sua casa. Uma luminária super descolada e irreverente, além de iluminar, cria um ar cool para o ambiente. 

Canto para leitura 

Cantinho de leitura – Projeto Barbara Jalles
Projeto de Barbara Jalles. (Divulgação/Casa.com.br)

Uma poltrona pede uma luminária de piso com uma mesa de apoio. De quebra, já criamos um cantinho de leitura e um mini ambiente charmoso e convidativo.

Continua após a publicidade

Com uma luz direcionada, o ambiente fica ainda mais acolhedor.

Ponto de Cor 

BarbaraJalles_CC2017_(RafaelRenzo)-5
Projeto de Barbara Jalles. (Rafael Rezo/Divulgação)

Sua base é neutra? Então pode inserir um produto com uma cor pontual para quebrar o monocromático.

Em uma casa onde a paleta de cores é predominantemente cinza, branca e preta, pode-se usar uma peça amarela, vermelha, ou azul, por exemplo.

Continua após a publicidade

Ousar nos materiais 

Outra dica bacana é misturar materiais, cores e estilos da luminária de piso com a sua decoração.

O décor é mais clássico? Então ouse com uma peça mais moderna ou com material mais rústico, como cobre, latonado ou a madeira de demolição.

Flexibilidade e versatilidade

6F9B1484_Julia_Ribeiro_Fotografia copiar
Projeto do escritório ACF Arquitetura. (Julia Ribeiro/Divulgação)

Hoje em dia a residência está em constante mutação. O bom de usar esse tipo de luminária é que, por não ser fixa, ela acompanha essa evolução.

Continua após a publicidade

Você pode mudá-la de lugar, ambiente, ou até mesmo levá-la para uma próxima casa.

Dica extra: escritórios

Ambientes comerciais podem e devem usar desse artifício luminotécnico. A luminária de piso e os abajures sempre foram mais utilizados em residências, mas atualmente essa barreira foi quebrada e agora incluímos esse tipo de iluminação em ambientes corporativos. 

Hoje em dia, o conceito de escritório “frio e totalmente formal” dá lugar ao escritório aconchegante, agradável e descolado onde a luminária de piso se encaixa totalmente. 

Publicidade