Casa Created with Sketch.

Como iluminar pequenos espaços fugindo do foco de luz tradicional

A arquiteta Nicole Gomes dá dicas valiosas de como garantir iluminação sem cair na mesmice. Confira!

 (Pinterest/Divulgação)

Que os apartamentos pequenos estão em alta todo mundo já sabe! Mas o que poucos têm ideia é que a iluminação é o grande aliado dessas metragens reduzidas, conferindo a sensação de amplitude ao local.

Além do tradicional ponto central de luz, é possível usar e abusar de pontos secundários, que valorizam os ambientes e os deixam mais aconchegantes e funcionais.

A arquiteta e CEO da Labluz, Nicole Gomes, listou algumas ideias para quem quer incorporar essas novas técnicas. Confira abaixo!

Abuse da luz indireta

Projeto assinado pelo arquiteto Gabriel Garbin.

Projeto assinado pelo arquiteto Gabriel Garbin. (Evelyn Müller/Divulgação)

A luz indireta é o tipo mais confortável das iluminações, uma vez que abraça o ambiente como um todo, sem ofuscar e ou cansar a vista.

Ela funciona como um grande refletor – por isso, use e abuse de suas arandelas. “Como a luminária é jogada para cima, o foco de luz bate no teto e ilumina todo o ambiente, garantindo a amplitude desejada. Há possibilidade de iluminar em cima da estante, dando o mesmo resultado”, diz Nicole Gomes.

Valorize sua marcenaria

Projeto da arquiteta Danyela Corrêa.

Projeto da arquiteta Danyela Corrêa. (Gustavo Awad/Divulgação)

Estantes, prateleiras, cabeceiras, nichos, armários altos: todos esses elementos podem ser iluminados com perfis embutidos e fita de LED.

Além de valorizar e destacar a marcenaria, a peça costuma iluminar o ambiente. “Costumo dizer que a iluminação é feita por camadas, você vai construindo e adicionando até chegar a um resultado final desejado”, comenta a arquiteta.

Use abajur!

 (Divulgação/Casa.com.br)

Abajures com cúpula de tecido compõem a iluminação com uma luz agradável e aconchegante. Além de ajudar no projeto luminotécino, a tradicional peça é um coringa na hora de compor o ambiente, pois, dependendo do modelo, a luminária pode ser incorporada à decoração do espaço.

“Abajur pode ser usado em vários ambientes, como quarto, sala de estar, home office. Enfim, em todos os cômodos. Você deve escolher o modelo de acordo com o seu projeto”, explica Nicole. 

Agregue o paisagismo a sua decoração! 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Uma forma de inserir ainda mais o paisagismo no ambiente como um todo é iluminá-lo, lembrando que sempre usamos lâmpada com tonalidade amarela, pois destaca ainda mais o verde das plantas.

A luz faz com que o vaso ou jardim vertical pertença ainda mais ao espaço. “Gostamos de iluminar os vasos e jardins com luz de baixo para cima, para deixar um ar mais cênico e valorizar o caule da planta”, diz a profissional.

Luminária de piso é uma ótima opção!

Ambiente de João Armentano na CASACOR São Paulo 2018.

Ambiente de João Armentano na CASACOR São Paulo 2018. (Mariana Conte/Divulgação)

Luminárias de piso são peças versáteis e um artifício para compor a iluminação. Além de trazerem também um pouco de design para o ambiente, são flexíveis, pois podem ser mudadas de lugar de acordo com a flexibilização do layout.

Arandelas decorativas e pendentes com plug de tomada

 (Divulgação/Casa.com.br)

Esse tipo de luminária está super em alta. Sua versatilidade é enorme, pois não necessita de ponto de luz – basta usar a criatividade e usar em um cantinho de sala, cabeceira de quarto, home office ou até em banheiro.

“Esse tipo de luminária é composta por pins, que podem ser pregados na parede e teto. O grande diferencial é que podemos criar o layout que quisermos”, finaliza Nicole.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s