Casa Created with Sketch.

7 dicas valiosas para você dormir melhor!

Separamos sugestões de especialistas para que você transforme sua noite de sono em um momento perfeito de descanso. Confira!

Você é daqueles que demora muito para achar uma posição perfeita para dormir? Tem insônia? Demora muito até cair no sono ou acorda no meio da noite? Se respondeu “sim” para qualquer uma das perguntas, sorria: hoje é o seu dia de ser contemplado!

Buscando te ajudar a ter um sono perfeito e sem interferências – daquele que a gente acorda pensando que é domingo –, reunimos sete dicas dadas pelo Time de Produto e Desenvolvimento da Emma, experts em sono, e pela dra. Verena Senn. Confira abaixo!

Mantenha os aparelhos eletrônicos longe da cama

 (Divulgação/Casa.com.br)

Esse é, provavelmente, o maior erro que todos nós cometemos. O nosso corpo precisa de tempo para entrar em modo de relaxamento. Por isso, recomendamos que por volta de 1 hora antes de ir dormir, você faça uma atividade tranquila como a leitura.

O uso de aparelhos eletrônicos atrapalha o sono, pois esses dispositivos normalmente emanam um tipo de luz que incentiva maior atividade cerebral – dificultando o relaxamento. 

Não tente forçar a chegada do sono 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Se você estiver tentando dormir há algum tempo e não conseguir, o melhor é sair da cama e tentar ocupar a mente com outras atividades.

Levante-se e vá para outra parte da casa durante 20/30 minutos, leia um livro ou aproveite para arrumar algo em casa. Quando se sentir com sono novamente, volte para a cama e durma tranquilamente.

Preste atenção às cores usadas no quarto

 (Divulgação/Casa.com.br)

Você sabia que a cor das paredes dos quartos pode influenciar na qualidade do seu sono? Algumas cores são energizantes, enquanto outras promovem sonolência.

O branco, por exemplo, reduz a melatonina, um hormônio que ajuda o corpo a regular o ciclo do seu sono – afirmam os especialistas. Sugerimos cores como marrom ou azul marinho para o ambiente de sono, pois essas são cores que aumentam a secreção de melatonina em vez de reduzi-la.

Faça do seu quarto um lugar de prazer e relaxamento 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Técnicas de relaxamento como a visualização, o relaxamento muscular progressivo ou a meditação podem ser feitas até mesmo na cama.

Outra boa dica de relaxamento é: se você acordar durante a noite se sentindo ansioso, escreva brevemente no papel e adie a preocupação até o dia seguinte, quando será mais fácil de resolver.

Da mesma forma, se uma grande ideia é mantê-lo acordado, anote-a no papel e volte a dormir sabendo que será muito mais produtivo depois de uma boa noite de descanso.

Tenha um colchão de qualidade 

 (Divulgação/Casa.com.br)

A expert em sono, a dra. Verena Senn afirma que o pilar de uma boa experiência de sono é um bom colchão com uma boa ergonomia. É importante também verificar se o seu colchão garante uma boa distribuição de calor e peso do corpo.

Com alta sustentabilidade para o alinhamento perfeito da coluna, recomendamos o colchão Emma. A marca alemã promete revolucionar a experiência de sono dos brasileiros – quem sabe já não revoluciona a sua? 

Tenha exercícios físicos como aliados a boas noites de sono 

 (Divulgação/Casa.com.br)

“Mente sã, corpo são”. Já ouviu essa expressão? Sabemos que fazer exercícios físicos regularmente melhora a nossa qualidade de vida e isso também se aplica a qualidade do seu sono. 

Após se exercitar, o corpo pede descanso e renovação das energias. E, para isso, não há nada melhor que uma boa noite de sono, não é?

Controle bem a exposição à luz 

 (Divulgação/Casa.com.br)

Durante o dia, permita que o máximo de luz solar entre no ambiente em que você dorme. Nesse período, o ideal é que você deixe as cortinas e persianas abertas

Já durante a noite, devemos fazer justamente o contrário, pois a recomendação dos especialistas para um bom sono é um ambiente escuro. Assim, recomendamos que bloqueie a luz das janelas com cortinas ou persianas. 

Outra ideia é usar uma máscara para dormir. Considere também cobrir aparelhos eletrônicos que emitem luz para a ambientação perfeita.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s