7 dicas de decoração para economizar na conta de luz
Pequenas mudanças e reformas ajudam a diminuir o valor gasto com eletricidade
Chega o fim do mês, os boletos se acumulam e as contas parecem competir para ver qual será a mais alta. Já faz algum tempo que o aumento na conta de luz é parte da rotina dos brasileiros; em maio deste ano, por exemplo, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou o reajuste da bandeira amarela, o que na prática deixou a despesa até 50% mais cara.
Apesar do gasto ser inevitável para o consumidor, algumas medidas em casa podem segurar o impacto deste aumento. Com pequenas mudanças e reformas na decoração é possível economizar não só luz, mas energia elétrica no geral. Conversamos com um especialista no assunto, o engenheiro Pedro Pugliese, da consultoria carioca Help Reformas, e elegemos sete truques que irão te ajudar nesse controle:

1. Iluminação natural
Janelas maiores e portas com bastante vidro permitem a entrada de sol durante o dia, evitando o uso de luz artificial por longas horas. O uso de cores claras nas paredes e revestimentos potencializa este efeito.

2. Sensores de presença
Lembrar de apagar as lâmpadas é um dos clichês válidos quando o assunto é economia de energia, mas distrações do dia a dia e a correria podem nos atrapalhar nesta meta. É nesse momento que os sensores de presença mostram sua importância, se usados em ambientes de passagem e de grande circulação, eles evitam esse erro clássico, já que as lâmpadas irão acender e apagar sozinhas.
3. Lâmpadas de LED
Na hora da compra, as lâmpadas de LED costumam ser mais caras do que as tradicionais, mas o custo-benefício deste investimento vale a pena! O LED consome menos energia e, a longo prazo, o valor economizado será bem maior do que o gasto inicial.

4. Manutenção
As palavras manutenção e economia costumam andar lado a lado e no quesito energia não é diferente. Uma fiação elétrica antiga e sem cuidado pode aumentar o consumo, por isso, sempre a mantenha nova e conservada.
5. Disposição dos eletrodomésticos
A localização correta de alguns eletrodomésticos pode ajudar na economia. É este o caso da geladeira e do freezer, ambos precisam ser alocados em áreas arejadas e sem incidência direta do sol.

6. Portas e janelas amplas
Quanto maiores são as portas e as janelas, mais ventilado será o ambiente. O que diminui a necessidade de ar-condicionado.
7. Persianas
O uso de persianas ajuda a reter o calor, diminuindo também o uso de ar-condicionado e, consequentemente, o gasto de energia.
