Casa Created with Sketch.

6 dicas de como deixar o seu quarto aconchegante usando a iluminação

A arquiteta Nicole Gomes explica como luzes mais amareladas e pontos de iluminação alternativos podem deixar o seu cômodo mais confortável

Projeto de Nicole Gomes.

Projeto de Nicole Gomes. (Lufe/Divulgação)

Um dos fatores que faz a iluminação ser tão especial é que conseguimos ativar os sentidos através da luz. Sabe aquela sensação quando você entra em um lugar e imediatamente se sente bem (quer ficar mais tempo e se sente acolhida, abraçada e confortável…)? Então – é a luz!

É notável a existência de outros fatores que também ajudam – como um bom projeto de arquitetura –, mas a iluminação tem papel fundamental nisso – como também pode fazer o papel contrário ao deixar o ambiente desconfortável.

A arquiteta Nicole Gomes separou cinco dicas para te ensinar truques e deixar seu quarto ainda mais confortável e acolhedor, tendo a certeza de que você vai notar a diferença! Mas, antes de começar, seria legal trocar sua lâmpada branca por uma amarelada. Segundo Nicole, isso já fará uma baita diferença!

Confira as dicas abaixo:

Cortineiro iluminado

Projeto do arquiteto Bruno Gap.

Projeto do arquiteto Bruno Gap. (Divulgação/Casa.com.br)

O cortineiro iluminado é uma solução simples, porém traz um efeito enorme ao ambiente. Além da iluminação ser super gostosa e aconchegante – pois é indireta –, a cortina ajuda a refletir a luz e deixar o ambiente mais “quente” no sentido de acolhedor.

Cabeceira iluminada

Projeto da arquiteta Barbara Jalles.

Projeto da arquiteta Barbara Jalles. (Divulgação/Casa.com.br)

“Gosto muito de cabeceira inteiriça na parede. É um artificio super bacana que ajuda a ‘alongar’ o quarto, e por que não iluminá-la?!”, questiona Nicole. A dica é usar uma fita de LED bem fraquinha para criar aquela meia-luz, um clima bem gostoso e, de quebra, valorizar a parede.

Abajur ou arandela com cúpula

Projeto de Bel Urtiga.

Projeto de Bel Urtiga. (Divulgação/Casa.com.br)

As cúpulas de tecido aquecem o ambiente e trazem a luz do aconchego – nada mais gostoso do que uma luz de abajur, não é mesmo? Mas, lembre-se: o tipo de lâmpada importa. Por isso, opte por lâmpada amarela e não muito intensa.

Luz indireta

Projeto de Bel Urtiga.

Projeto de Bel Urtiga. (Divulgação/Casa.com.br)

A luz indireta é super confortável para quartos e é o que Nicole mais indica, pois você está deitado na cama e não vê de onde vem a luz. Portanto, não ofusca e não incomoda em nada. A iluminação é incrível, pois o teto acaba virando um grande refletor.

Usar dimer

01-instalação-eletrica-madeira De modo a facilitar a manutenção, as instalações elétricas permaneceram aparentes. As lâmpadas são dimerizáveis.

De modo a facilitar a manutenção, as instalações elétricas permaneceram aparentes. As lâmpadas são dimerizáveis. (Divulgação/Casa.com.br)

O dimer é outro artificio super simples porém muito poderoso! O fato de poder dosar a luz faz um efeito maravilhoso no ambiente. E o que poucas pessoas sabem é que é muito simples de instalar esse aparelhinho e que não precisa de nenhuma infraestrutura específica para isso, basta trocar o interruptor que você já tem por um dimer. É isso! Simples e funcional, como nós gostamos!

Dica extra

Essas dicas podem ser aplicadas em quartos de crianças também! Pense em uma iluminação atemporal, pois seu filho crescerá e, caso você tenha uma iluminação atemporal, não precisará trocar com o passar dos anos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s