Varanda gourmet espaçosa com ilha travertino natural é destaque em apê
O escritório Up3 Arquitetura apostaram em texturas e cores que evocam a sensação de paz
A arquiteta e influencer digital Juliana Carvalho e seu marido compraram este apartamento de 294m² para morarem juntos. O casal decidiu encomendar ao escritório Up3 Arquitetura um projeto de reforma e decoração de seu novo lar, com om exceção dos banheiros de duas suítes, que não sofreram intervenções.
“Os clientes queriam dar vida ao apartamento, deixá-lo mais aconchegante, pois o receberam em ‘50 tons de banco’, com cara de apartamento de construtora. Além disso, pediram para adequar os cômodos às necessidades deles”, conta o arquiteto Cadé Marino.
Com a reforma, a antiga sala íntima foi transformada em um quarto gamer para o cliente e a circulação do corredor foi ampliada, alterando a entrada antiga (antes pela sala íntima) para a parede principal da área social.
Na decoração, praticamente é tudo novo, com exceção da mesa e as cadeiras de jantar e a mesa de centro da varanda integrada à sala, que já faziam parte do acervo dos clientes. “Priorizamos texturas e cores que evocam a sensação de paz, conforto e aconchego solicitada pelos clientes, além de peças de mobiliário dentro de uma mesma unidade cromática”, diz a arquiteta Michelle Wilkinson.
Repare como a parte ao fundo da área social foi “envelopada” com painéis de madeira natural num tom claro, criando um efeito de caixa que abriga, por exemplo, toda a sala de jantar. A base neutra – que resulta da combinação do piso em mármore travertino natural com estofamentos e cortinas em tonalidades próximas – permitiu acrescentar cores de forma pontual, especialmente verdes e azuis, que aparecem nas almofadas, cadeiras da varanda gourmet, quadros e tapete do estar com tv.
Na sala de estar com tv, o destaque fica por conta do sofá modular em ilha – que atende também a varanda gourmet -, e a tv enorme solicitada pelo cliente, que adora ver filmes em casa.
Na varanda gourmet, a ilha executada no mesmo travertino natural do piso trouxe leveza e unidade visual ao ambiente, assim como os armários produzidos na mesma madeira clara das marcenarias do restante sala. Equipado com cooktop, geladeira e cuba, o espaço foi projetado para o casal receber os amigos ou ter a opção de usá-lo quando quiserem fugir do confinamento da cozinha.
Por fim, na cozinha com copa integrada, a combinação de armários na cor verde oliva (preferida dos clientes) com painéis de marcenarias amadeiradas num tom claro e piso e parede em porcelanato cinza trouxe “calor” e aconchego a um cômodo, que geralmente é marcado pelo uso de materiais frios.
Outro destaque é a estante com nichos que vai piso ao teto (outra solicitação dos clientes) e o banco-baú, que, juntamente com a mesa redonda e as três cadeiras Sal (assinadas pelo designer Vinicius Siegas) formam um canto alemão, com função de copa integrada à cozinha.
Veja mais fotos na galeria abaixo: