Tons neutros na medida certa abraçam apartamento de 57 m²
Os acabamentos fazem toda a diferença neste apartamento. Cores claras, elementos certeiros, espelho e marcenaria sob medida dão unidade ao espaço
Um espaço inspirador, que conquiste os moradores e os façam sonhar foi a aspiração da arquiteta Fernanda Morais, que assina este pequeno apartamento da Ricam Construtora em conjunto com as sócias Fernanda Tegacini e Nathalia Mouco, do escritório Très Arquitetura.
Materiais e influências se mesclam para tirar os tons neutros da mesmice, aliando-os sempre ao conforto e à praticidade. “Investimos em uma marcenaria interessante, demos importância à varanda, integrando-a à sala, abrimos a cozinha para a área social e apostamos em novos revestimentos”, aponta Fernanda para algumas das boas soluções que você confere a seguir.
Texturas que trazem aconchego
A bossa está na composição dos acabamentos: nas texturas dos tecidos, no metal das luminárias, nos espelhos, no amadeirado da marcenaria e do piso, e nos tijolos – eleitos como protagonistas, os cerâmicos vestem a superfície mais importante de ponta a ponta.
Acima do sofá, uma canaleta sob medida apoia os quadros. “O estofado com assento e encosto únicos dá a sensação de que é maior, fica mais longilíneo”, afirma Nathalia.
Uma estante, que vai do piso ao teto com nichos iluminados e gavetões tomou o lugar do rack. “Na varanda, há ainda um espaço para relaxar com uma parede verde atrás de um banco”, diz Fernanda Morais. Deques recobrem o piso, completando o cenário.
Unidade ao projeto
Para dar ainda mais personalidade ao ambiente, as profissionais apostaram em marcenaria de ponta para garantir praticidade e estética no projeto. Armários que vão até o teto garantem um visual mais limpo no ambiente: “Como temos o apoio de uma ilha, feita também sob medida, com nichos e gavetas, há muito espaço de armazenamento”, justifica Fernanda Morais.
A mesa, encostada na ilha, recebe um tampo de vidro para trazer mais leveza ao espaço, segundo Fernanda Tegacini. A parede-lousa, escolhida para revestir os cantos, foi usada para dar acabamento de lousa e arte de caligrafia na cozinha, criando um ambiente despojado e interativo.
Marcenaria versátil
No quarto, o closet feito com os guarda-roupas dispostos em L (1) e deu origem a um ambiente extra, isolando a porta do banheiro. Na ala social, a ilha (2) é um coringa: no jantar serve como um balcão para pratos e bebidas, ao passo que na cozinha é um verdadeiro armário, com espaço até para o micro-ondas.
Madeira que garante aconchego
O posicionamento do guarda-roupa foi o ponto inicial do projeto do quarto. A partir dele, a cama ganhou um espaço especial, com cabeceira de madeira e espelho – que reveste inclusive o armário, aberto para o corredor.
Um generoso gabinete com bancada foi projetado no banheiro: “A persiana com aletas de madeira cobre a janela e não rouba espaço. O material conversa com a decoração e dá aconchego”, considera Nathalia.
O trio sempre opta por um visual clean em seus projetos, com toque de cor na decoração, em acessórios e itens pontuais.