Tons neutros e minimalismo marcam apartamento de 225 m²
Localizado em São Paulo, o imóvel recebeu o projeto do escritório MSAD Arquitetura e Design de Interiores, que integrou ambientes ao living
O casal de moradores deste apartamento de 225 m², localizado em São Paulo, desejava reformar completamente o imóvel porque não estava de acordo com a fase da vida em que estavam.
Quem topou o desafio foi o escritório MSAD Arquitetura e Design de Interiores, que integrou o terraço, um quarto e parte da copa com o living. Além disso, diminuiu a circulação, aumentou a suíte das crianças e a suíte master.
“Nosso primeiro desafio foi retirar tudo do apartamento para a reforma, pois os clientes já moravam lá. Além disso, precisamos dar um bom uso para o terraço, que era muito estreito”, contam os profissionais.
Havia também uma demanda por ar condicionado em todo o apartamento, mais armários, e a adaptação da suíte das crianças para a idade deles.
A marcenaria foi pensada nos mínimos detalhes, sejam os painéis com portas mimetizadas em folha de nogueira, a bancada de estudos com nichos para papel, a elétrica embutida ou o porta lápis. Tudo foi pensado para esconder a fiação.
Veja também
- Contemporâneo, minimalista e industrial: confira projeto de apê de 84 m²
- Estilo contemporâneo e minimalista definem este apê de 70 m²
No painel da TV do home theater, o ar condicionado foi escondido com uma porta ripada. Além disso, uma adega em marcenaria e serralheria com iluminação indireta foi projetada.
A partir da integração dos ambientes, obteve-se iluminação natural e ventilação cruzada, o que proporciona certo conforto térmico.
Quanto às soluções sustentáveis, alguns exemplos do projeto são a revitalização do piso de madeira existente da área íntima, a vegetação natural com alguns vasos de horta para a cozinha e reutilização de parte do mobiliário do living, que foi re-estofado.
“Demos destaque para um aparador existente criando uma composição de quadros. Para a suíte master, reaproveitamos os criados, armário e a cabeceira. Além disso, os objetos decorativos já faziam parte do acervo dos moradores”, conta o escritório.
Com tons neutros e eventuais pontos de cor, a reforma deixou o apartamento minimalista, atemporal, leve e com um toque de bossa. Não deixe de conferir mais fotos na galeria: