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Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal

João Panaggio, do escritório Panaggio Arquitetura, criou um projeto integrado e com ambientes conectados visualmente à área externa

Por Redação
3 fev 2024, 13h00
Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com pé-direito duplo, tapete listrado, sofás brancos, mesa de centro.
Projeto de João Panaggio. (Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
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Localizada em Pedro do Rio (distrito de Petrópolis na região serrana do RJ), esta casa de campo de fim de semana já estava em construção quando os proprietários encomendaram ao arquiteto João Panaggio, do escritório Panaggio Arquitetura, um projeto de interiores para os dois pavimentos, que totalizam 800 m².

Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, varanda com área gourmet, cadeiras verdes, mesa de centro de madeira.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

“Os clientes pediram que os ambientes da área social fossem integrados e conectados visualmente à área externa, além de um escritório integrado ao dormitório no segundo pavimento para trabalharem remotamente, quando necessário”, conta ele.

Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, varanda gourmet com mesa de madeira redonda, bancada preta e marcenaria preta.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

A arquitetura foi pensada a partir de materiais naturais, com destaque para o piso em tábuas de madeira de demolição, presente em boa parte da casa, e as pedras brutas, que revestem a fachada externa, as colunas da varanda coberta e a parede mais extensa da sala.

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“Assumimos esses elementos como protagonistas e partimos deles para desenvolver o projeto de interiores. A ideia foi criar um clima de montanha bem acolhedor”, diz Panaggio.

Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com pé-direito duplo, tapete listrado, sofás brancos, mesa de centro.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

Na decoração, integralmente nova, foram priorizados móveis e adornos fornecidos por comerciantes e artesãos locais. O aparador da sala de jantar, por exemplo, foi executado pela marcenaria Arte Interna, enquanto os tapetes foram fabricados pela Nelson Tapetes e o pendente da área gourmet e os cestos foram tramados por uma artesã da cidade, especializada em cestaria. Entre os móveis de design assinado, na sala, o arquiteto destaca o banquinho Mocho, de Sergio Rodrigues, além da poltrona com banqueta Pitu e a mesa lateral Bailaria, assinadas por Aristeu Pires.

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Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, sala de estar com pé-direito duplo, tapete listrado, sofás brancos, mesa de centro.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)

No quesito “paleta de cores e acabamentos”, na área social com cozinha integrada, o arquiteto partiu de uma base neutra, em tons naturais, para escolher os revestimentos e nas peças de mobiliário, e buscou variedade no mix de tramas e texturas. As cores aparecem de forma pontual, como no tapete listrado da sala, nas almofadas e em alguns quadros, em sua maioria com tons terrosos.

Tons naturais e base neutra marcam casa de campo com cozinha provençal. Projeto de João Panaggio. Na foto, cozinha em estilo provençal, azulejos, ilha com bancada branca e revestimento azul ripado.
(Denilson Machado, MCA Estúdio/Casa.com.br)
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“A única exceção é a cozinha, que ganhou decoração de inspiração provençal, com destaque para a marcenaria com acabamento azul claro e o revestimento do frontão da bancada, em ladrilho hidráulico com estampa retrô”, ressalta Panaggio. As cortinas de linho cru filtram a luz natural que vem de fora, deixando os espaços mais acolhedores, ao mesmo tempo que ressaltam o pé-direito alto da sala.

Já a marcenaria, desenhada pelo escritório, foi executada em freijó natural, num tom mais escuro, para estabelecer uma conexão visual direta com a cobertura e as vigas de madeira aparentes.

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