Continua após publicidade

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul

Um grande painel de perfis de alumínio com acabamento amadeirado também marca este projeto do escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura

Por Redação
22 jan 2024, 13h00

Localizado em Eldorado do Sul (RS), este projeto assinado pelo escritório Stemmer Rodrigues Arquitetura se chama “Casa Água”. O nome vem do desejo dos moradores em viver próximo à água, elemento que ganhou destaque em vários pontos da construção de mais de 457 m²: sua volumetria singular é refletida no espelho d’água que se inicia no jardim e vai até a entrada da casa. Pela lateral do terreno, o elemento se une à piscina, permitindo que a água circunde toda a residência.

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul. Projeto de Stemmer Rodrigues. Na foto, sala de estar e jantar com vista para a piscina e lareira.
(Gabriel Konrath/Casa.com.br)

O volume é revestido por um grande painel de perfis de alumínio com acabamento amadeirado, interrompidos apenas por lâminas horizontais de concreto aparente. Uma passarela se eleva sobre o espelho d’água, levando o visitante à porta de entrada mimetizada neste painel.

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul. Projeto de Stemmer Rodrigues. Na foto, fachada com jardim.
(Gabriel Konrath/Casa.com.br)

Um ponto importante pedido pelos moradores era que a casa tivesse privacidade em relação à rua e, em contraponto, tivesse vista para a cidade de Porto Alegre nos fundos.

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul. Projeto de Stemmer Rodrigues. Na foto, fachada com jardim e piscina.
(Gabriel Konrath/Casa.com.br)

A intervenção mínima nas curvas de nível do terreno também era uma prioridade. Para tanto, o declive existente no lote foi aproveitado, deixando a piscina levemente suspensa sobre o jardim.

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul. Projeto de Stemmer Rodrigues. Na foto, fachada com jardim.
(Gabriel Konrath/Casa.com.br)

O maior desafio era ocultar os carros em um terreno estreito. A solução encontrada partiu da criação de um elemento translúcido em diagonal que abriga a garagem.

A água é destaque nesta casa de 457 m² no Rio Grande do Sul. Projeto de Stemmer Rodrigues. Na foto, cozinha com revestimentos laranja e cinza.
(Gabriel Konrath/Casa.com.br)

Para o projeto de interiores, o layout do térreo integrado trouxe funcionalidade para o espaço. Nele e em outros ambientes da residência, uma paleta de cores única, criada especialmente para esse projeto, leva tons de cinza e detalhes em laranja, que se destacam a partir dos elementos de iluminação indireta.

Veja mais fotos!

Publicidade