Continua após publicidade

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial

Projeto assinado pelo arquiteto Bruno Moraes foi feito sob medida para um casal com um filho e o cachorrinho

Por Redação
Atualizado em 6 dez 2023, 13h42 - Publicado em 5 dez 2023, 19h00

Neste apartamento de 150 m² uma das prioridades da reforma era a eliminação de separações entre os ambientes, priorizando a integração e, consequentemente, a interação dos moradores e dos amigos. “Com 150 m², este imóvel entregue novo pela construtora não trazia a personalidade dos nossos clientes, nem a praticidade que eles tanto buscavam para o dia a dia”, pontua o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório BMA Studio, que comandou essa transformação.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, sala com sofá e estante de serralheria.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Com um filho e um cachorrinho da raça pastor de shetland, o casal de moradores queria acabamentos fáceis de manter, mas também com um toque industrial, o que acabou dando a tônica do projeto, marcado pelo uso de trilhos com spots pretos, cimento queimado em teto e paredes, e poucas pinceladas de cores, como os armários verde da cozinha.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, cozinha com bancada, adega e marcenaria verde.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

O emprego da madeira natural que participa, junto com a serralheria, do móvel destinado à TV e da porta que leva aos quartos e envolve a bancada da cozinha, é responsável por aquecer os ambientes, trazendo acolhimento. Na base neutra e atemporal da arquitetura, o cinza aparece no piso, no tapete e no efeito cimento queimado do teto e das paredes.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, quarto com parede ripada de madeira.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

O porcelanato, que revestiu toda área social, foi especificado tanto pela estética como por sua facilidade de limpar – um atributo muito importante para quem tem pets em casa. Com a localização no último pavimento do edifício, Bruno estudou a condição de frequentes vibrações que podem ocasionar possíveis fissuras nas paredes – para minimizar a aparência de quaisquer futuros danos, a melhor solução para os quartos, por exemplo, foi o uso de papel de parede.

Continua após a publicidade
Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, sala com sofá e estante de serralheria.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Com a integração total da área social, os moradores ganharam amplas áreas de convivência que foram setorizadas por meio de sofás, poltronas e tapetes. A peça central da sala de estar é a vigorosa estante, projetada sob medida e sua presença abrange a extensão completa da parede principal com as seguintes dimensões: 2,65 m x 0,30 m e 2,55 m de altura. As ilhas da cozinha e da varanda atuam como elementos principais de impacto que contribuíram com para a ligação entre as salas de estar e jantar.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, cozinha com marcenaria verde e teto de cimento queimado.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Já na área reservada para a cozinha e o espaço gourmet, a proposta era tornar tudo bem fresh e acolhedor com a marcenaria em um tom de verde menta, proporcionando aos moradores a experiência de reunir a família e amigos. No corredor entre a marcenaria, um trilho de spots direcionáveis auxilia tanto quem estiver na bancada lavando os alimentos, quanto do outro lado onde fica embutido o cooktop.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, varanda com cozinha gourmet verde.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

A varanda gourmet, além de ser um ótimo ponto de encontro do apartamento, se aproxima muito da experiência de possuir um quintal em casa: tem ilha, churrasqueira entregue pela construtora e apoio com cuba e cooktop. “Este modelo de churrasqueira funciona a carvão, que fica condicionado na lateral, mas investimos numa coifa poderosa para que o cheiro nem a gordura migrem para outros ambientes”, explica o arquiteto.

Continua após a publicidade
Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, quarto de casal com cabeceira de couro e quadros.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

Tons terrosos e alaranjados se destacam na suíte principal que também denota referências que remetem à natureza. O desejo pelo aconchego foi complementado pela cabeceira estofada, que preenche todo o perímetro da parede e os pendentes laterais com luz quente.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, quarto com cabeceira verde e ripado cinza.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

No dormitório do filho, uma reconfiguração no layout permitiu aumentar a circulação entre a cama e a bancada, contribuindo para a funcionalidade do ambiente. “Todas as suas paixões ficaram evidentes com os bonecos e o videogame dispostos nas prateleiras de madeira e os pontos de verde, intercalados com a base cinza do décor, que evocam a devoção pelo seu time de futebol”, explica o profissional.

Sem quebra-quebra, apê de 150 m² ganha integração e décor industrial. Projeto de BMA Arquitetura, Na foto, banheiro com marcenaria e espelho.
(Guilherme Pucci/Casa.com.br)

No banheiro do casal, Bruno optou por um revestimento único para pisos e paredes. Com box até o teto, o espaço foi expandido e ocupou a área que antes pertencia a lavanderia. Os leds embutidos no teto e dentro do nicho são responsáveis pelo clima de aconchego, assim como o banco sob medida que traz aquele clima de sauna na hora do banho.

Continua após a publicidade

Veja mais fotos!

Publicidade