Reforma em apê de 90m² integra cozinha e cria estilo comfy em tons neutros
O projeto, assinado por Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura, renovou os revestimentos e apostou no mobiliário planejado.
Um casal com uma filha procurava um apartamento em Niterói para chamarem de seu. Eles encontraram este imóvel de 90m² em Icaraí e contrataram a arquiteta Gabriela Ikeda, do escritório Ikeda Arquitetura para fazer um projeto de reforma geral, que contemplou todos os cômodos.
“Eles pediram para ampliar a sala, integrando-a com a cozinha, e deixar todo o apartamento com mais personalidade. E que o quarto da pequena fosse projetado para durar muito tempo, bastando fazer adaptações pontuais com o passar dos anos”, conta Ikeda.
Após a reforma, a cozinha foi integrada à sala e os outros cômodos foram mantidos como na planta original, mas receberam revestimentos integralmente novos, além de louças e metais nos banheiros das duas suítes. Na decoração, de estilo contemporâneo comfy, praticamente é tudo novo.
“Como o apartamento é relativamente compacto e a cliente queria uma mesa para seis pessoas, optamos por fazer parte do mobiliário planejado, estendendo o rack por toda a parede da área social para transformá-lo em banco na sala de jantar. Além de gerar dois assentos extras, esta solução deixou a circulação do espaço mais livre, menos entulhada de móveis”, descreve a arquiteta.
Já o painel ripado ao fundo da sala foi criado para disfarçar um dente existente na parede. “Fizemos ripas no tamanho do pilar para que a parede ficasse reta. Depois, decidimos virar o painel no teto da sala, sem ripas, para deixar o ambiente mais acolhedor”, acrescenta. Entre as peças de design assinado, ela destaca as cadeiras de jantar Saba, do designer Marcelo Ligieri.
Segundo a arquiteta, no geral, o projeto buscou criar um apartamento contemporâneo e prático, e, acima de tudo, confortável, aconchegante e acolhedor. Para isso, ela apostou nos tons sóbrios solicitados pelos clientes, explorando texturas de deferentes materiais (marcenarias ora amadeiradas ora em laca cinza, tapete de fibras naturais, paredes com textura, piso frio etc.)
A cor aparece mais nos detalhes e na parede principal da sala, que foi pintada num tom terracota alaranjado (tinta Terra do Fogo, da Coral). “Eu estava em busca de uma cor para aquecer a sala e queria algo puxando para o alaranjado que eu tinha visto na fachada da casa que sediou a última edição da CASACOR Rio”, revela ela. “Mas, no geral, a base da paleta da área social é uma combinação de fendi, branco, cinza e madeira”, ressalta.
Como o quarto da Alice foi pensado para ser usado pela menina por muitos anos, a arquiteta apostou em cores neutras nos mobiliários e deixou para dar o tom infantil, mais colorido, no papel de parede e nos tapetes.
Destaque para o grande arco executado em marcenaria na parede onde fica a bancada (com mecanismo que permite ajustar a altura) e para o gradil da cama, que poderá ser facilmente removido em breve. Em busca de leveza visual, a arquiteta lançou mão de prateleiras retas ultrafinas em chapas de ferro, pintadas de branco.
Já no quarto do casal, decorado predominantemente em tons neutros, o destaque fica por conta da mistura de materiais. Aqui, arquiteta combinou serralheria pintada de cinza, madeira e estofamento em tecido na cabeceira. No banheiro, a cuba de sobrepor, em tom terroso, rouba a cena.
Veja mais fotos na galeria abaixo!