Continua após publicidade

Ambientes integrados, iluminados e ventilados: confira esta casa de 398m²

O escritório Paiva e Passarini Arquitetura apostou na madeira para trazer aconchego e em mobiliário assinado por designer brasileiros

Por Redação
16 fev 2023, 13h00
Sala de jantar; cozinha; sala integrada
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Esta casa com 389m² e situada em condomínio fechado de São José do Rio Preto (SP), nasceu com a proposta de máxima interação entre salas e varanda gourmet, que inclusive se tornou o coração da casa. Como os ambientes integrados, ventilados e iluminados são o forte do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, a dupla de arquitetas Vanessa Paiva e Cláudia Passarini foi chamada para criar um projeto de arquitetura e decoração para o casal de moradores e suas duas filhas.

Varanda; mesa redonda; cobertura de madeira; pergolado; jardim

Entre os elementos escolhidos por elas, a madeira esteve presente na concepção de todos os ambientes com o intuito de promover coesão na linguagem decorativa, bem como o aconchego. Destaca-se também um mobiliário de design assinado por nomes como Sérgio Rodrigues e de Jacqueline Terpins.

Fachada

Porta de vidro; porta varanda
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Para garantir uma entrada de impacto, a porta principal é pivotante, feita de madeira maciça laminada de carvalho americano. De grandes dimensões, a folha única mede 2.35 x 2.90 cm de altura e tem vidro temperado. A mesma madeira, propositalmente, se repete na cobertura de ripas, do lado externo, e nos painéis internos onde está a pequena bancada suspensa, que serve de apoio de chaves, bolsas e até de itens decorativos.

Living

Sala de estar; sofá; mesa de centro curva; janela;
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Painéis e porta de correr mimetizada – executadas em madeira carvalho –, prolongam a extensa área social, desde o hall de entrada até a sala de jantar. Do outro lado, os vãos generosos cuidam da ventilação cruzada, essencial para ofertar espaços claros e frescos, enquanto as cortinas de linho protegem o mobiliário e driblam a luminosidade com suavidade. Não há barreiras visuais nos ambientes contínuos, mas tapetes e móveis cumprem o papel de delimitar as áreas sem interromper a integração.

Sala de estar; madeira; poltrona verde
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Mesmo sem uma profundidade muito grande, com um simples toque no painel abre-se uma linda cristaleira: a marcenaria deixou as bebidas escondidas, mas ao mesmo tempo organizadas. Essa foi a ideia de Vanessa Paiva e Claudia Passarini ao atender o desejo dos clientes que, por terem duas crianças em casa, pediram a discrição para que as bebidas não ficassem expostas, mas sem comprometer o décor.

Continua após a publicidade

Sala de TV

Sala de tv
(Xavier Neto/Casa.com.br)

A proposta desta sala de TV foi integrá-la ao espaço gourmet. Mas nos dias em que a proposta da integração não cabe, a exemplo de um bom filme que exige atenção, uma porta com esquadria de alumínio pode ser acionada quando fechada para deixar tudo mais privativo. Por estar integrada a área externa, a cortina é essencial para deixar o local mais agradável, além de preservar o mobiliário dos raios de sol que incidem forte neste espaço no horário do almoço.

Área Gourmet e Sala de Jantar

Sala de jantar; lustre
(Xavier Neto/Casa.com.br)

A concepção desta sala de jantar é magnífica, pois participa de toda a área social da casa: ela interage com a sala de TV, churrasqueira e inclusive com a área da piscina, sendo acessada através da ampla esquadria de alumínio.

Varanda

Varanda; mesa redonda; cobertura de madeira; pergolado; jardim
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Atrás da cortina de linho, uma varanda coberta, abraçada pelo paisagismo com piscina, mesa e poltronas, espera os moradores com a promessa de momentos silenciosos e aprazíveis. Quando visualizaram esse espaço a intensidade do sol que recebe pela manhã, as arquitetas logo pensaram que seria o lugar perfeito para a proposta prontamente aceita pelo casal.

E para tornar o lugar mais agradável, sem que o sol interfira diretamente no rosto, um belíssimo pergolado de madeira, que se estende de uma ponta a outra, fez parte do projeto.

Área externa; jardim; palmeiras; piscina
(Xavier Neto/Casa.com.br)

No tocante ao mobiliário para a área externa, é muito importante escolhê-los de forma correta, imaginando que o material deve ser resistente às intempéries. Por aqui, as especialistas apostaram em móveis de alumínio com fibra sintética, que devido aos seus componentes, cumprem o papel de durabilidade e custo-benefício.

Continua após a publicidade

Quarto de casal

Quarto; cama de casal; cortina; poltrona eames
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Símbolo do aconchego, o quarto de casal recebeu um painel de madeira ripada que atuou como base para a cabeceira estofada em linho verde. “Com um olhar mais atual, gostamos de projetar esse apoio para a cama com 1,30m de altura”, ressaltam as arquitetas.

Penteadeira; es;pelho; closet
(Xavier Neto/Casa.com.br)

Closet, penteadeira e banheiro são ligados em um layout bastante prático. Foi assim que as arquitetas desenham o ambiente dedicado aos momentos de autocuidado do casal, pensando na melhor circulação do espaço e na otimização de cada canto.

Embora conectados, cada ambiente provê sua dose de privacidade e permite que a dupla possa usá-los ao mesmo tempo, sem se esbarrar. O cantinho com penteadeira é um dos preferidos da proprietária. A marcenaria foi desenhada com bancada, armário espelhado e luz frontal (que não forma sombra no rosto na hora de se maquiar) e um gaveteiro com muito espaço de armazenamento.

Brinquedoteca e quartos das meninas

Brinquedoteca
(Xavier Neto/Casa.com.br)

No mesmo pavimento dos quartos, as crianças ganharam um cômodo para brincarem com liberdade. Mas a preocupação que norteou o projeto seguiu além da estética, já que as arquitetas pensaram em materiais resistentes e fáceis de limpar. Reparem que os móveis são mais baixos, assim como alguns nichos e prateleiras, projetados na ‘escala’ das crianças, mexendo com altura e proporções. Tudo isso para estimular a independência das pequenas.

Continua após a publicidade

Veja todas as fotos do projeto na galeria abaixo!

Publicidade