Veja os projetos de dois apês de 135m² no mesmo prédio para irmãos
Bruno Moraes, à frente do escritório BMA Studio, assinou os dois projetos, sendo um deles mais delicado e o outro mais industrial
Os refúgios particulares de dois irmãos, com imóveis no mesmo prédio, passaram por uma série de mudanças que renovaram tanto a área interna, como a externa do duplex. Coube ao arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório BMA Studio, encarar a empreitada de reformar, para ambos, e respeitar as referências e solicitações de cada um.
Em linhas gerais, as principais melhorias foram focadas nas soluções de marcenaria que resolveram várias questões – desde o móvel da TV até a porta que camufla a escada ou o cantinho da sapateira, desenhados especialmente para os clientes.
E como ele lidou com essa familiaridade entre vizinhos? Acompanhe detalhes do trabalho empreendido pelo escritório:
Melhorias estruturais
A planta aberta dos apartamentos, com 135m², dispõem de ambientes integrados e a dádiva de uma entrada maravilhosa de luz natural que valoriza cada um dos espaços.
Enquanto o projeto da irmã seguiu um conceito mais delicado, com nuances de verde e madeira, a morada do irmão é inspirada no estilo industrial que evoca um gradiente de cores mais sóbrios, tons de cinza, e a presença de materiais como a madeira e a serralheria.
“Cada um desses elementos foi inserido para expressar a seriedade dele e a delicadeza dela, sem deixar de lado as características que expressaram a vivacidade e a tranquilidade de cada um”, relembra o arquiteto.
Áreas sociais
O grande desafio do BMA Studio foi criar os dois duplexes com a mesma configuração, porém com perfis distintos. No hall de entrada, o desenho da marcenaria funciona como uma sapateira, uma demanda feita pela moradora, que também marcou presença no apartamento do irmão.
Mimetizada no painel, quando a porta desliza para um lado, abre-se o cantinho para os calçados e, quando levada para o outro, acontece o acesso à escada que leva para o andar superior.
Sala de TV
As soluções idealizadas pelo arquiteto entregaram disposições esplêndidas para o prazer de viver experiências com familiares e amigos. Nos dois projetos, o arquiteto conseguiu equilibrar a proporção de marcenaria, descartando um possível painel para a televisão, que seria fixado diretamente na parede.
Em apartamentos integrados como esses, é importante pensar em soluções para demarcar os espaços e garantir a privacidade em cada um deles com uma arquitetura funcional.
Ao assumir o projeto de reforma, o arquiteto constatou que a planta original do edifício já contava com um layout amplo e integrado no térreo, por isso esse ar de estúdio viabilizou, ainda mais, uma área social fluida e flexível, em que a comunicação das pessoas, entre os diferentes espaços, é perdida.
Varandas acolhedoras
O visual do bairro de Pinheiros é um dos benesses desfrutadas pelos moradores através de suas varandas. O desenho do layout e a posição do mobiliário, de ambos os projetos, priorizaram um olhar maravilhoso e, na concepção do arquiteto, as varandas se tornaram ainda mais acolhedoras com a parede de tijolinhos e o piso, da forma como foram entregues pela construtora.
Sala de jantar
A paleta de cores dos ambientes tinha como principal proposta remeter à natureza e proporcionar um conforto visual que acolhe quem estiver por ali.
Com home bar constituído por adegas, cervejeiras e cristaleiras, nos dois projetos o arquiteto apostou em nichos para colocar itens decorativos e utensílios dos moradores. Não menos importante, o móvel aéreo dispõe do ar-condicionado para deixar o ambiente ainda mais agradável.
Cozinha americana
Embora sejam pequenas, o projeto elaborado pelo arquiteto Bruno Moraes entregou uma circulação adequada para a movimentação na vida cotidiana e a marcenaria foi planejada de acordo com as necessidades relatadas por cada um dos moradores.
Lavanderia camuflada com marcenaria
Seguindo absolutamente o mesmo conceito, o acesso à lavanderia é ocultado pela marcenaria com o intuito de deixar o ambiente mais reservado e de uso exclusivo dos moradores.
“Gostamos muito dessa solução, especialmente em aptos compactos, quando não há um ambiente mais reservado para a área de serviço”, conta o arquiteto.
Suítes principais
No primeiro andar dos duplexes, foram contemplados a suíte principal, o home office e quarto de hóspedes. Todo o layout da ala íntima do imóvel foi preparada para melhorar a rotina dos moradores, tanto em questão de praticidade quanto em conforto.
Privacidade nos closets planejados
A praticidade de visualizar as vestimentas e ter fácil acesso a todos os itens armazenados são duas das diversas vantagens de um closet planejado. As portas de serralheria ganharam um destaque especial projetos por trazerem ainda mais autenticidade para o ambiente.