Painel de marcenaria percorre sala deste apê clean de 112m²
O escritório Doob Arquitetura construiu um espaço minimalista e super prático
Procurando por um apartamento espaçoso e com uma área social receptiva e integrada, um casal decidiu reformar completamente este imóvel de 112 m² no bairro Jardim Paulista, em São Paulo.
O projeto, executado pelo escritório Doob Arquitetura, integrou a cozinha com a sala, retirando a parede que dividia os dois ambientes e adicionando uma ilha para delimitar – que também se tornou um ótimo local para receber convidados.
A quantidade de dormitórios também foi reduzida, de três para dois, abrindo um deles para ampliar a sala.
Para disponibilizar mais espaço de armazenamento, o antigo banheiro de serviço foi transformado em uma generosa dispensa, com um lavabo logo atrás dela, virado para a sala de jantar.
A utilização de materiais que equilibrassem a praticidade e a sofisticação era um dos principais pedidos dos moradores.
Com isso, a paleta de cores se resume em tons neutros – como cinza, cinza quente, beges, amadeirados no tom de carvalho americano e muito branco. E o carvalho natural e a lâmina técnica marmorizada aludindo a um calacata são alguns dos materiais.
A entrada do apartamento fica na sala de estar, dividida com a sala de TV por um sofá dupla face, onde vemos o painel de marcenaria que corre por toda o cômodo com a estante da TV, porta mimetizada para a área íntima e nicho para bar na sala de jantar.
Itens trazidos de viagens feitas pela moradora, que trabalha com turismo, são exibidos neste mesmo móvel.
Ao lado da mesa de jantar está a cozinha com ilha e área de serviço. Um pequeno corredor leva à área íntima com dois quartos: a suíte de hóspedes e escritório e a suíte principal, que tem entrada pelo closet com armários abertos.
“Os clientes pediram por um estilo minimalista, sem muitos detalhes e adornos, com formas geométricas simples e poucos móveis. As cores e materiais são neutros, uniformes e parecidos entre si, variando entre os mesmos tons e abrangendo mais de um ambiente”, conta o escritório.
No lavabo, tons mais escuros de cinza nas paredes e porcelanato com textura de granilite contrastam com a iluminação de LED extensa no painel de marcenaria até o teto. Já o quarto de hóspedes apresenta uma versatilidade para receber visitas, com um sofá-cama articulado, e também serve de espaço de trabalho.
A suíte principal conta com uma poltrona confortável para leitura, um roupeiro atrás das portas espelhadas e um walk in closet para o casal.
O banho principal é revestido em porcelanato marmorizado no piso e paredes, resultando em uniformidade e sensação de amplitude. O gabinete foi projetado com frisos nas portas para receber as toalhas de rosto.
“A marcenaria conta com um design minimalista, sem detalhamento e com fechos-toque, deixando as faces lisas. No painel da sala essa característica foi bastante importante para manter o caráter mimetizado, com portas e armários quase imperceptíveis”, explica as profissionais.
A iluminação, por sua vez, faz parte da decoração, com luzes indiretas e de destaque para os móveis e objetos. O espaço que recebe uma claridade mais forte é a cozinha, pelas atividades do dia a dia que acontecem no local.
Confira mais imagens do projeto na galeria abaixo!