Continua após publicidade

Na Bahia, esta casa é toda aberta para a área externa

O quintal ganhou importância no projeto de reforma e parece fazer parte dos ambientes internos

Por Nádia Simonelli
29 jul 2020, 10h48

 

(Manuel Sá/Casa.com.br)

Localizada em um condomínio de poucas residências, em Feira de Santana, Bahia, esta casa tem uma atmosfera de refúgio. Isso porque ela fica em uma rua arborizada e silenciosa, por ser afastada das vias mais movimentadas da cidade. E foi esse clima que os arquitetos Filippo Rota e Kyze Vasconcelos, do escritório Studio Kyze Arquitetura e Design, reforçaram no projeto de reforma.

(Manuel Sá/Casa.com.br)

Ao todo, com 310 m², a casa teve seus interiores todos repaginados para receber os moradores. O convívio familiar foi o principal pedido deles aos arquitetos, que trataram de abrir os ambientes e integrá-los com a área externa. Antes, o quintal era pouco usado e na nova versão do imóvel, o espaço ganhou importância.

A cozinha foi dividida em dois ambientes. Em um espaço fechado, à direita da entrada da casa, fica um apoio operacional. Já, na área integrada, foi montado um espaço gourmet, integrado com a sala de jantar e o living. Nesse ambiente, os armários superiores receberam revestimento branco, o que trouxe leveza ao décor.

Continua após a publicidade

Na estrutura da casa, destaca-se uma moldura branca, que cria um quadro de duas faces: do lado interno, abriga um confortável sofá e, do lado de fora, o generoso beiral recebeu plantas em vasos, que criam um volumoso jardim. A ideia do quintal, aliás, é uma interpretação tropical do conceito italiano cortile, que consiste em um pátio pavimentado, com poucos elementos, como uma rede, chuveirão e banco de madeira. O essencial para os momentos de relax a família.      

A interação entre dentro e fora fica ainda mais evidente por causa do piso. Os arquitetos escolheram o mesmo revestimento, um ladrilho cimentício, para os ambientes internos e o quintal. Esse acabamento, aliás, dialoga com um trecho de porcelanato, que já existia em uma parte da sala.

Já o paisagismo levou em conta a incidência de sol na casa. Por isso, para a estrutura branca, foram escolhidas plantas de meia sombra. No lado oposto, onde está o banco de madeira, trepadeiras recém-plantadas começam a tomar a parede.

(Manuel Sá/Casa.com.br)

Quer ver mais fotos desta casa? Dê uma olhada na galeria abaixo!

Publicidade