Continua após publicidade

Estilo praiano: apê de 100 m² tem decor leve e revestimentos naturais

O projeto, assinado pelo escritório Memoá Arquitetos, escolheu a madeira e pedras naturais para criar uma atmosfera relaxante

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 12h24 - Publicado em 10 set 2022, 13h00
Sala de jantar com mesa circular em madeira
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Residente em Minas Gerais, uma família composta por um casal com duas filhas na faculdade, adquiriu este apartamento de 100m² na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, para ter um pouso de descanso perto do mar.

O imóvel já tinha passado por uma reforma recente, mas faltava imprimir nele um pouco de bossa e da personalidade dos novos proprietários. Para esta missão, eles encomendaram um projeto de reforma e decoração às arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, do escritório Memoá Arquitetos.

Sala de estar e jantar integradas com varanda
(Raiana Medina/Casa.com.br)

“Os clientes queriam que o apartamento tivesse um ar praiano sutil e que fosse mais integrado com a localização e a vista da praia”, conta Tatiana.

Varanda integrada com mesa circular pequena branca, cadeiras e banco
(Raiana Medina/Casa.com.br)

“Os clientes pediram uma paleta mais clean, com toques de verde e azul, além de muita madeira e elementos naturais”, pontua Daniela. No que se refere à decoração, praticamente é tudo novo, dos objetos decorativos aos mobiliários, passando pelos quadros. “Apenas o sofá na sala e os armários dos quartos, que já existiam no apartamento, foram aproveitados”, acrescenta Tatiana.

Entre os destaques do projeto, a dupla cita a total integração da sala com a varanda, que ganhou ainda um banco em L, com direito a um cantinho super aconchegante – de onde se pode apreciar a vista da Lagoa de Marapendi e o mar – e uma mesa Saarinen redonda, que a família pode usar, por exemplo, para tomar café da manhã.

Sala de jantar com mesa e cadeiras em madeira
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Outro destaque é a parede principal na lateral da sala, integralmente revestida em pedra natural travertino, com um banco engastado nela, em laca branca, que funciona como assento na sala de jantar e rack na sala de estar com tv. Já a parede ao fundo da sala de jantar foi revestida com espelho, não só para refletir a vista da varanda como também para deixar o espaço melhor iluminado.

Continua após a publicidade
Móvel em marcenaria com espaço para cantinho de bar
(Raiana Medina/Casa.com.br)

As arquitetas ressaltam ainda os painéis de marcenaria que revestem o corredor, como se fosse uma “caixa de madeira”, e mimetiza as portas de acesso ao hall de entrada, à cozinha e ao hall íntimo do apartamento. E a marcenaria em laca branca com portas frisadas, estrategicamente posicionada entre a varanda e a sala de tv, assumindo dupla função: serve de bar e área de armazenamento.

Confira mais fotos na galeria abaixo!

Publicidade