Continua após publicidade

Apê de 110 m² traz décor de base neutra, sóbria e atemporal

O escritório SketchLab Arquitetura respeitou a personalidade do morador ao projetar o imóvel

Por Redação
Atualizado em 29 fev 2024, 12h10 - Publicado em 28 ago 2022, 13h00
Cozinha, sala de estar, de tv e de jantar integradas
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Este projeto é de um apartamento de 110 m² de um médico que resolveu se mudar para o mesmo condomínio que morou a vida inteira com os pais.

O imóvel fica localizado na Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro, e recebeu uma reforma das arquiteturas Luana Bergamo e Luiza Mesquita, do SketchLab Arquitetura para adaptar o novo lar às suas necessidades e gostos.

Cantinho de bar e leitura
(Raiana Medina/Casa.com.br)

“O cliente queria um apartamento com estética jovem, refletindo seu momento atual, mas com layout e espacialidade que funcionassem para um futuro apartamento de família. Mexemos em praticamente todos os cômodos, exceto o banheiro social”, conta Luana.

Cozinha e sala integradas
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Originalmente com três quartos, após a reforma, o apartamento passou a ter apenas dois dormitórios, ampliando a área social que passou a dispor uma sala de estar, jantar e tv.

Continua após a publicidade

A cozinha foi integrada à sala e parte da suíte do casal foi incorporada ao banheiro para criar um box mais espaçoso, com dois chuveiros.

Sala de jantar com luminária pendente
(Raiana Medina/Casa.com.br)

“Todo o projeto nasceu a partir da ideia de que a integração da sala com a cozinha seria o coração da casa. Como o cliente gosta de receber amigos com frequência, seja para cozinhar ou degustar bebidas, a sala com três ambientes seria, sem dúvida, o local mais usado do apartamento.

Para isso, criamos espaços fluidos, amplos e bem iluminados”, revela Luiza.

Cantinho de leitura
(Raiana Medina/Casa.com.br)

O projeto tem ainda outros destaques, como o sofá em ilha que atende, ao mesmo tempo, a sala de estar e de tv; o canto de leitura na sala, composto pelo tradicional trio “poltrona, mesa lateral e luminária de piso”.

O bar em marcenaria ebanizada fixado na parede atrás da poltrona de leitura, que dá continuidade à bancada alta da cozinha em de granito preto; a mesa de jantar com oito lugares, que permite ao cliente reunir toda a família, confortavelmente; e a luminária de teto pendente, feita a partir de um perfil quadrado, que ajudou a setorizar visualmente a sala de tv.

Quarto com poltrona em cantinho
(Raiana Medina/Casa.com.br)

No geral, a decoração segue um estilo contemporâneo e atemporal. Na área social, por exemplo, as arquitetas usaram uma base neutra e sóbria para refletir a personalidade do cliente, que, apesar de jovem, é sério.

Já a cozinha integrada à sala tem materiais mais escuros e a marcenaria segue uma padronagem clássica, combinando preto, branco e freijó.

Veja mais fotos da reforma na galeria abaixo!

Publicidade