Casa Created with Sketch.

Chalé nos Hamptons filtra luz solar através de clarabóias coloridas

Com soluções térmicas e sustentáveis, a casa Cocoon conecta os moradores aos ritmos da natureza

 (Caylon Hackwith/Divulgação)

De nome “Cocoon” (em português, “casulo”), este chalé nos Hamptons é realmente uma casa de duas caras. Ao se aproximar da habitação, paredes arredondadas de 5 m de altura, envoltas no revestimento vernacular de telhas de cedro, fornecem à propriedade abrigo e privacidade.

Por outro lado, na face do imóvel voltada ao sul, janelas expansivas absorvem a brisa e a paisagem oceânica.

 (Caylon Hackwith/Divulgação)

Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, a mudança da luz nos painéis de projeção arredondados conecta os residentes aos ritmos solares, direciona a atenção para os biorritmos na passagem dos ciclos sazonais e diurnos e marca as horas através de fragmentos de luz em movimento lento.

“Ele deve servir como uma tela cinematográfica, com sua forma redonda abstraindo o jogo de luz e sombra, revestindo o interior como uma onda do oceano com luz atingindo sua superfície”, explica Nina Edwards Anker.

 (Caylon Hackwith/Divulgação)

Além das vistas, a fachada de vidro ao sul fornece ganho passivo de aquecimento, enquanto as thermal masses (propriedades da estrutura) das paredes grossas do norte e oeste mantêm a umidade e retêm o calor, garantindo privacidade.

 (Caylon Hackwith/Divulgação)

Algumas estratégias foram adotadas para garantir uma temperatura confortável ao interior da casa. Durante os meses mais quentes, por exemplo, as portas deslizantes se abrem para receber a brisa do mar que tempera o calor, enquanto as persianas internas reduzem o ganho de temperatura solar em 50%.

Já no inverno, a fachada de vidro coleta calor do sol ao sul para aquecer a propriedade.

Mas as soluções pensadas para a casa vão além do conforto térmico: respondendo ao contexto específico do lugar em que se encontra e com a ajuda de tecnologias ambientais, como painéis fotovoltaicos, o imóvel visa beneficiar o meio ambiente e o bem-estar de seus habitantes.

Confira abaixo mais fotos do chalé Coccon:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s