Continua após publicidade

Casa no deserto de Nevada com arquitetura ecológica

Uso de plantas nativas no paisagismo e recursos que diminuem a variação térmica foram algumas das soluções utilizadas

Por Editora Olhares / Janela
Atualizado em 28 fev 2024, 18h36 - Publicado em 30 set 2020, 10h05

Como uma miragem no meio do deserto de Nevada, nos Estados Unidos, esta casa se ergue nas proximidades de Reno. Propriedade de um casal de colecionadores de arte que optou por morar mais próximo da cidade, foi construída pelo escritório americano OPA Architects, comandado por Luke Ogrydziak e Zoë Prillinger.

(Joe Fletcher/Editora Olhares / Janela)

Shapeshifter (metamorfo, em tradução livre) foi o nome escolhido pela dupla de arquitetos para o projeto. Não poderia ser mais adequado, uma vez que o desenho da casa surgiu a partir da observação da topografia do deserto, tratando o solo como um material fluido. Foi assim que surgiram os interessantes ângulos da fachada. “Acreditamos que a arquitetura influencia a forma como vemos o mundo e vivemos nele. Ela impacta nossas percepções e emoções e atua como uma estrutura física para o pensamento”, conta Luke em entrevista ao Janela.

(Joe Fletcher/Editora Olhares / Janela)

O interior da casa é quase tão impressionante quanto sua fachada. A arquitetura recortada fica evidenciada no teto e paredes, com grandes janelas que integram a paisagem exterior aos espaços. “Os móveis são contemporâneos, a maioria proveniente de fornecedores europeus como a Moroso. Os proprietários possuem uma extensa coleção de arte contemporânea. Então selecionamos peças que complementam essa arte, mantendo uma estética consistente, um tanto sutil.”

(Joe Fletcher/Editora Olhares / Janela)

Para ler este conteúdo completo, acesse o site da Editora Olhares / Janela!

 

 

Publicidade