Azul pontua hall e marcenaria da cozinha neste apê de 150m²
A arquiteta Livia Ornellas concebeu um projeto com ambientes integrados, decoração contemporânea e paleta de cores clara
Um casal com dois filhos comprou este apartamento de 150m², em Icaraí (Niterói, RJ), e logo encomendou à arquiteta Livia Ornellas um projeto de reforma completa, com decoração integralmente nova em todos os cômodos. “No geral, os clientes pediram ambientes integrados e claros, com uma atmosfera alegre”, resume ela.
Segundo a arquiteta, o conceito do projeto buscou uma casa integrada, com espaços de circulação confortáveis para as crianças, pontos de cor em todos os ambientes e portas camufladas em marcenarias.
Entre as principais alterações na planta, a cozinha, antes isolada, foi integrada à sala, o banheiro social foi anexado a um dos quartos para virar a terceira suíte do apartamento e o quarto onde hoje fica o home office foi reduzido para fazer um closet no quarto do casal.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, é tudo novo, com exceção do sofá, que foi aproveitado do apartamento anterior dos clientes. Na seleção dos móveis novos, foram priorizadas peças de design atemporal, sem quinas vivas por causa dos meninos.
Entre as obras de arte, a fotografia aérea dos Lençóis Maranhenses – do artista Mike Thomas – se destaca na sala, logo após do hall de entrada. Presente em toda a área social e nos quartos, o piso em tábuas de madeira já existia e foi restaurado.
Destaques na sala de estar com tv: Combinados, a parede revestida com placas de travertino rústico (da Palimanan), a marcenaria de madeira ripada e o tapete tramado em palha e algodão deixaram o ambiente mais claro e acolhedor. Outro destaque é o hall de entrada impactante, com paredes e portas mimetizadas, tudo pintado no mesmo tom de azul bic.
Destaques no quarto do casal: O papel de parede verde atrás da cama, com efeito abstrato (pontilhismo), e o fundo do closet, transformado em painel de tv, com nichos laterais para acomodar equipamentos e adornos.
Destaques na cozinha: A predominância da laca azul no acabamento da marcenaria, a despensa e a cristaleira com portas que vão do piso ao teto, a mesa de apoio para refeições rápidas e as portas de vidro canelado nos armários superiores, que trouxeram mais leveza visual ao espaço e facilitaram a visualização dos itens guardados, deixando tudo ao alcance dos olhos.
Destaque no quarto dos irmãos: As camas dispostas em L e encostadas na parede liberaram mais espaço de circulação e o papel de parede com estampa de granilite, em cores que se repetem na roupa de cama, sem pesar visualmente no espaço.
Destaques no quarto de brinquedos: A cama com cara de sofá, projetada com dois nichos embaixo para guardar colchões dobráveis (ideal para acomodar os amiguinhos), e os armários fechados (com portas em diferentes tons de azul e detalhes amadeirados) para esconder a bagunça dos brinquedos.
Confira todas as fotos na galeria abaixo: