Continua após publicidade

Painel deslizante “escondido” em apê de 50m² separa suíte da área social

O escritório Terra Capobianco apostou em uma paleta de cores sóbria e incluiu o concreto no elemento vazado da sala e no banco

Por Redação
14 jul 2023, 13h00

O escritório de arquitetura Terra Capobianco foi responsável pela reforma estrutural deste apartamento de 50m². O morador tinha como prioridade manter as bases fundamentais à construção em busca de ampliar e tirar melhor proveito do espaço compacto.

Sala de tv; sala de estar com painel ripado cinza, sofá cinza e painel vazado de concreto.
(Mauro Mello/Casa.com.br)

A planta original contava com seis cômodos, assim, o primeiro passo foi reduzir esse número. Exceto pelas que delimitavam o banheiro, todas as paredes foram ao chão, um canva em branco para ressignificação do espaço. Os quartos, originalmente dois, foram convertidos em uma confortável suíte com closet, e pode ser integrado à sala através de um painel deslizante oculto no móvel da TV.

Sala de estar e jantar integradas, painel preto deslizante separando área íntima.
(Mauro Mello/Casa.com.br)

Das áreas de convivência, a varanda deu lugar a uma sala de jantar, onde foi construída um banco de concreto que abraça uma mesa redonda. A cozinha tomou parte do banheiro de serviço e lavanderia, guardada por uma porta de vidro aramado. A transparência permite que a luz natural que antes ficaria só no lavabo se extensa por todo comprimento do apartamento.

Cozinha integrada com marcenaria branca e armários superiores pretos com portas de vidro.
(Mauro Mello/Casa.com.br)

Alguns elementos visuais também auxiliam na divisão de ambientes nesse plano aberto; a parede de concreto vazada, protagonista da paleta de cinzas e marrons do apartamento, delimita a entrada da morada e a divisão da sala de estar. As vigas e pilares foram descascados revelando a estrutura. Já o piso de granilite da cozinha reforça a intenção de trabalhar com a tonalidade predominante da cor e da textura do concreto natural.

Sala de estar e jantar integradas, painel preto deslizante separando área íntima.
(Mauro Mello/Casa.com.br)

A única parede que permaneceu foi revestida de ripas abauladas e serve de suporte para TV. Este o móvel define um volume único e marcante do apartamento, resolvendo o banheiro e o closet que ficam ocultados pelo painel.

Sala de jantar pequena com mesa redonda e móbile.
(Mauro Mello/Casa.com.br)

O taco de madeira foi eleito para o piso da sala para destoar do concreto da cozinha e trazer um ar de acolhimento, conforto. As paredes e teto receberam textura branca e a marcenaria de cor neutra, suave, deixam o ambiente com atmosfera leve e harmônica.

Para o grand finale ressalta-se alguns detalhes na marcenaria que foram muito bem resolvidos com a madeira ebanizada preta, para dar um ar sofisticado e sóbrio bem condizente com o dono do pedaço.

Confira todas as fotos na galeria abaixo!

Publicidade