Apê de 90 m² tem cozinha com marcenaria em laca branca e toques praianos
No projeto do escritório Memoá Arquitetos, os móveis claros e uma paleta suave entram em sincronia com a paisagem do Rio de Janeiro.
Este apartamento de 90 m², localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, foi transformado em um verdadeiro refúgio carioca pelo escritório Memoá Arquitetos.
Os moradores, uma família de três pessoas, possuem o hábito de cozinhar e receber amigos em casa. Por isso, o principal pedido foi a ampliação da sala integrando varanda e cozinha.
As paredes que separavam esses ambientes foram demolidas, permitindo a entrada de luz natural e dando espaço para a vista deslumbrante da Pedra da Gávea e do mar.
“Optamos pela integração, pois a planta original do apartamento apresentava diversas quinas e paredes estruturais, o que foi um grande desafio para nós e para eles que desejam mais espaço. Ainda durante a obra, foram descobertas a necessidade de substituição das instalações elétricas e hidráulicas, já que o prédio também era muito antigo, mas conseguimos transformar o imóvel em moderno e funcional”, disseram as arquitetas Tatiana e Daniela.
Para recepcionar quem chega, um sofá e uma poltrona em tons off-white foram escolhidos para criar um pequeno living, delimitado por um tapete. Na parede principal, para criar uma sensação de amplitude e continuidade, toda sua extensão de 6 metros, da entrada até a varanda, recebeu placas de Travertino Natural. O material proporcionou um acabamento bruto e uma paginação irregular que remetem à rusticidade.
Com o objetivo de otimizar os espaços, as arquitetas ocuparam a cozinha e parte da sala com armários e despensas mimetizadas em laca branca.
“Muito se engana quem pensa que não se pode utilizar a laca na cozinha porque ela é delicada. A laca é uma capa protetora que pode ser feita e pintada diversas vezes. Uma escolha pensada para a cidade litorânea, onde a maresia afeta as residências ao longo dos anos, então desse modo os moradores podem optar pelo laqueamento dos armários com o passar do tempo, podendo ainda escolher outras cores”, contou o escritório.
Na sala, a decoração é marcada por uma atmosfera leve e acolhedora, onde a madeira clara e os detalhes em palhinha se destacam. Esses elementos conferem uma sensação de calor e conforto ao ambiente, enquanto adicionam textura e profundidade à composição. A cristaleira, além de seu propósito funcional, tornou-se um ponto focal elegante, complementando harmoniosamente o design geral.
A antiga varanda também recebeu um banco próximo à janela, equipado com um telescópio para observar o céu e as estrelas.
“Criamos o banco que incorpora diversos gavetões, otimizando o aproveitamento do espaço disponível. O cobrimos com estofados aconchegantes e selecionamos uma mesa oval acompanhada por duas cadeiras, compondo um ambiente convidativo para que o casal desfrute de momentos relaxantes ao fim do dia, tomando um vinho e admirando a vista”, pontuam as profissionais.
Nos quartos, o conforto e a elegância se unem para criar cômodos convidativos. As camas são o ponto focal, enquanto os móveis de apoio oferecem praticidade e organização. A iluminação foi projetada para compor uma atmosfera agradável e relaxante.
Para a suíte, o ar-condicionado foi discretamente escondido dentro do armário, com espuma acústica para minimizar o ruído, já que a instalação externa não era permitida pelo prédio.
No quarto da filha, um décor mais jovial foi priorizado e feito com mais pontos de cor, como na parede da cama em cinza claro e textura diferente.
Confira todas as fotos do projeto na galeria abaixo: