De tirar o fôlego: apê de 170 m² tem vista para os cartões postais do Rio
A arquiteta Marina Romeiro elaborou uma decoração clean e atemporal para o apartamento no Morro do Pasmado, em Botafogo, Rio de Janeiro
A beleza exuberante da natureza carioca invade cada metro deste apartamento no icônico condomínio Casa Alta, projetado pelo arquiteto Sérgio Bernardes, no Morro do Pasmado, em Botafogo, Rio de Janeiro.
Os moradores – uma família composta por um casal com dois filhos adolescentes – procuraram a arquiteta Marina Romeiro para adaptar o imóvel dos anos 1960 para suas necessidades.
Vista para a baía
A vista deslumbrante compõe cada um dos ambientes, distribuídos em 170 m². Na suíte principal, na fachada lateral, é possível enxergar o Cristo Redentor. Da fachada frontal, onde ficam os 3 quartos e a sala de estar, tem-se a vista da baía de Guanabara, de Niterói e do Dedo de Deus, em Teresópolis.
Já na lavanderia e na outra fachada lateral, a vista é do Pão de Açúcar e do Morro da Urca. Não foi à toa que a arquiteta batizou o projeto de “Mirante do Pasmado”.
Decoração despojada
Após a reforma, o apartamento ficou com ateliê da moradora, área de serviço, cozinha, hall de entrada, lavabo, sala de estar e jantar, suíte principal com closet, quarto de hóspedes, quarto da filha, quarto do filho, banheiro social (hóspedes), banheiro dos filhos e circulação íntima.
Para a decoração – que foi totalmente renovada – a arquiteta escolheu um estilo mais clean, com materiais naturais e cores claras combinadas com tons de madeira.
As composições leves complementam a paisagem e refletem a leveza carioca. Marina imaginou o projeto para ser atemporal e com o despojamento da bossa. A abundância de luz natural garante que a atmosfera seja aconchegante.
Quartos dos filhos
Para o quarto do filho, que ama ler e estudar outras culturas, foi utilizada uma composição de amarelo e azul escuro, as duas cores preferidas do ocupante. Um mapa múndi na parede traz um tom lúdico como toque final. A estante vazada divide as áreas de descanso e estudo sem segmentar o espaço.
Já para o quarto da filha, a paleta de cores é delicada, com vários pontos cor-de-rosa. Os pontos verdes e o quadro de recados de grama sintética fazem alusão à paixão por futebol da moradora. A madeira foi inserida pontualmente para aquecer o ambiente, sensação reforçada pelas texturas do tijolinho e do papel de parede, também com padrão também leve e claro.
Veja mais na galeria abaixo!