Continua após publicidade

Apartamento de estilo Bauhaus é modernizado em Tel Aviv

Com 60 m², os arquitetos da WE Architects tiveram que fazer mudanças estruturais na construção

Por Kym Souza
12 fev 2021, 06h00

Tel Aviv é famosa por seus onipresentes prédios no estilo Bauhaus, projetados no período entre guerras por arquitetos judeus-alemães que fugiam de processos judiciais. Embora o patrimônio arquitetônico da cidade seja grande, ele também traz questões de preservação e modernização devido à idade avançada das construções e aos layouts internos ultrapassados.

(Itay Benit/Yatzer/Casa.com.br)

Este apartamento dos anos 1930, no coração de Tel Aviv, aborda ambos os problemas de frente. Tendo que lidar com um tamanho compacto, além de seu estado negligenciado e configuração desajeitada, o escritório local WE Architects reformulou o espaço em um apartamento contemporâneo e sofisticado, sem suprimir a sensibilidade modernista e charme nostálgico.

(Itay Benit/Yatzer/Casa.com.br)

O layout original do apartamento era de dois quartos de tamanhos iguais, ligados por uma varanda comum, uma pequena cozinha sem janelas e um banheiro pequeno e mofado com um lavabo separado. Liderada pelo fundador do estúdio, Efrat Weinreb, a equipe reconfigurou radicalmente o espaço, criando uma área de estar, jantar e cozinha em plano aberto ao incorporar o hall de entrada e partes da varanda frontal.

O banheiro também foi ampliado ao se apropriar de uma pequena varanda na parte de trás do edifício, e transformando a cozinha em uma sala de estudo, com janelas internas que introduzem luz natural. O redesenho do arranjo espacial também foi acompanhado por reforços estruturais, incluindo colunas adicionais.

Continua após a publicidade
(Itay Benit/Yatzer/Casa.com.br)

Apoiado por uma estética do minimalismo contemporâneo e um foco na funcionalidade, o design de interior simples dá ao Apartamento RNS uma sensação de espaço e conforto. Na área de estar de plano aberto, uma ilha de cozinha elegante, que se transforma em uma mesa de jantar, divide o espaço em duas zonas.

No quarto, que também foi estendido para partes da varanda, o guarda-roupa foi projetado de forma lúdica para acomodar uma janela já existente, enquanto o design da cabeceira habilmente lida com uma coluna existente, além de fornecer armazenamento e prateleiras.

(Itay Benit/Yatzer/Casa.com.br)

A mesma atenção aos detalhes e design ergonômico podem ser encontrados no banheiro, onde uma unidade de armazenamento discreta esconde a máquina de lavar, tanque e materiais de lavanderia e limpeza, bem como fornece prateleiras para objetos funcionais e decorativos.

Continua após a publicidade

Na parte de trás, uma antiga varanda curva agora acomoda um banheiro espaçoso que é inundado por luz natural, cortesia de grandes janelas de vidro canelado. O vidro canelado também foi incorporado à sala de estudo sem janelas para permitir a entrada de luz natural da frente do edifício. E são detalhes como esses que encapsulam, como explica Weinreb, uma abordagem arquitetônica meticulosa que combina as necessidades práticas dos clientes com as fantasias de design do arquiteto.

Veja todas as fotos do projeto na galeria.

Publicidade