Apê de 120m² tem base neutra em contraste com cozinha preta e cinza
Projeto da Beta Arquitetura transforma imóvel com tons e iluminação clara na salas e quartos; na cozinha a paleta muda para tonalidades sóbrias
Um jovem casal, na faixa dos 30 e poucos anos, conquistou o sonho do apartamento próprio, após viverem juntos em uma residência alugada.
Desejavam uma casa semelhante àquelas que admiravam nas revistas de decoração e arquitetura. Até que adquiriram um amplo apartamento, de 120m², localizado na Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro.
Para deixá-lo parecido com os cenários que os deixavam deslumbrados, contrataram os serviços dos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta Arquitetura, cujo trabalho já conheciam das redes sociais.
Logo no primeiro encontro, os dois pediram aos arquitetos que a sala fosse ampliada. Na decoração, eles queriam uma base neutra e uma atmosfera bastante leve e clara que valorizasse os diversos quadros que eles já possuíam.
O mesmo padrão foi repetido nos outros ambientes, exceto na cozinha, que tem os móveis em preto opaco e cinza. “Para a ampliação da sala, demolimos a parede do quarto vizinho e integramos tudo”, conta Bernardo.
“Revestimos todo o hall de entrada com painéis de madeira clara, inclusive o teto, e repetimos o material na estante em formato L, que abraça a quina da parede, atendendo tanto a sala de TV como a sala de jantar.
No lado do jantar, criamos um nicho com fundo espelhado que funciona como bar, com armários em cima e embaixo que servem de louceiro”, acrescenta Tânia.
Já a cozinha passeia por tons de preto, cinza, grafite e branco, com destaque para o backsplash (espaço da parede entre a pia e os armários superiores) de azulejos com estampa geométrica minimalista e os eletrodomésticos com acabamento em aço inox.
O banheiro principal é outro recinto que destoa dos demais espaços. O local é coberto de mármore clara, com manchas mais escuras, trazendo uma identidade independente, mas sem desarmonizar com o estilo do imóvel.
Já o quarto do casal traz uma atmosfera leve, igualmente adotada na sala de estar, com paredes e cabeceiras em diferentes tons de cinza-claro.
Apesar do curto prazo de cinco meses, os arquitetos conseguiram criar e executar integralmente o projeto, incluindo a decoração do imóvel. O resultado alcançado é um apartamento com estilo contemporâneo atemporal, com astral jovem.