Apartamento de 80m² traduz estilo de vida urbano com pontos de azul

As arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do escritório SP Estúdio, assinam o projeto para um casal jovem

Por Ana Harada
Atualizado em 5 dez 2022, 14h00 - Publicado em 15 fev 2021, 06h00
SP Studio_Maxhaus_(RafaelRenzo)-11
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

“Menos é mais” já dizia o mestre Mies Van Der Rohe. Buscando um estilo de vida diferente e sem excessos, um jovem sem filhos buscou as arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do escritório SP Estúdio, para criar seu novo lar. O apartamento moderno e urbano possui 80 m² e fica na Vila Olímpia, em São Paulo.

SP Studio_Maxhaus_(RafaelRenzo)-17
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

O espaço original já era totalmente integrado, a única alteração foi criação de uma suíte, a partir de uma parede que englobava quarto e um banheiro. A otimização da área disponível permitiu que o projeto possuísse até mesmo uma pequena lavanderia, área para receber e adega.

Cores da cidade

 

SP Studio_Maxhaus_(RafaelRenzo)-15
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Os pontos de cor e arte foram aplicados estrategicamente para se destacarem e contrastarem com o cinza do concreto aparente. No estar, tons de azul aparecem no sofá e na porta do lavabo (tonalidade Azul Lápis Lazuli, da Fórmica). Na parede está o desenho executado diretamente no local pelo artista Giuliano Mart. Para completar, a cozinha recebeu uma charmosa geladeira laranja charmosa, que captura o olhar imediatamente.

Continua após a publicidade

Somente o necessário

 

SP Studio_Maxhaus_(RafaelRenzo)-19
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Como os moradores procuravam uma vida essencial, o mobiliário não poderia conter excessos. Fabiana e Patrícia apostaram em peças funcionais, que traduzem a personalidade do casal. O resultado foi um mix que mistura passado e presente: a estante da sala foi desenhada pelas profissionais especialmente para este projeto, já o aparador na entrada é um modelo vintage da Desmobília.

SP Studio_Maxhaus_(RafaelRenzo)-25
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Objetos pessoais também ganharam lugar na decoração. A bicicleta dos moradores, por exemplo, foi incorporada na entrada como uma peça de design. Como ela é utilizada quase diariamente, não fazia sentido deixá-la guardada.

Continua após a publicidade

Muita luz

 

SP Studio_Maxhaus_(RafaelRenzo)-7
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

A iluminação natural e ventilação ficam garantidas pelas janelas que ocupam toda a parede lateral. Por terem deixado a laje aparente, as profissionais fizeram toda a distribuição da iluminação com trilhos e spots direcionáveis, todos na cor preta, para evidenciar o desenho da iluminação, em contraste com o cinza do concreto aparente.

Área de receber com mesa e cadeiras em madeira. Parede de tijolos com prateleiras com vasos de plantas. Porta de madeira deslizável que abriga máquina de lavar e pia.
(Rafael Renzo/Casa.com.br)

Além disso, foram incluídos pontos de luz indireta na marcenaria, com fitas de LED e luminárias decorativas com conceito industrial.

Continua após a publicidade

Confira todas as fotos na galeria abaixo!

Publicidade