Apartamento de 140 m² possui parede de pedra moledo e quarto montessoriano
Rafaella Grasnoff, da Loft 7 Arquitetura, assina este projeto clean e atemporal, que não derrubou nenhuma parede
A apartamento de 140 m² é atemporal e clean e, para isso, a arquiteta Rafaella Grasnoff, da Loft 7 Arquitetura, optou por um piso branco acetinado e painéis de madeira clean para dar aconchego. Logo na entrada, a estrutura de serralheria cria um hall e dá privacidade para a sala de TV.
O nicho apoia o canto do café. E a estrutura ripada da marcenaria se repete no aparador da sala de jantar.
Embutida na marcenaria, a porta do lavabo se mimetiza na madeira. Do lado de dentro, o papel de parede azul emoldura o espelho orgânico.
Na sala da TV, além de superfícies coloridas que se complementam com o quadro e o tapete, a televisão não foi presa no painel: a fiação foi escondida atrás de uma parede de drywall. Um espelho na parede oposta à porta de entrada aumenta a sensação de amplitude.
Para a sala de jantar, a mesa de mármore foi pensada para receber até dez convidados e a parede de pedra moledo dá um toque rústico e remete à natureza. O pórtico ao redor também embute uma iluminação indireta.
A varanda virou o complemento do social e também abriga a brinquedoteca da filha dos moradores de um lado e a churrasqueira do outro. A ilha com tampo de granito abriga uma pequena adega e uma torre de tomadas embutida que, quando fechada, funciona como carregador de celular por indução.
Uma pequena área de refeições ocupa a entrada da cozinha, que recebeu marcenaria cinza com décor azul e branca. Cestos de ferro presos à parede funcionam como fruteiras.
Apesar de pequena, a lavanderia abriga duas máquinas (de lavar e a secadora) e um armário alto para guardar produtos de limpeza. Uma estrutura de marcenaria esconde o aquecedor.
Para o quarto da filha, a arquiteta seguiu a linha montessoriana, com móveis baixos e autonomia de sobra para a pequena.
O banheiro infantil trouxe a marcenaria sob medida para encaixar uma escada para que a menina suba para escovar os dentes e lavar o rosto.
Na suíte master, para aproveitar melhor o espaço e encaixar o closet, a cabeceira da cama foi disposta na parede da janela: o painel posicionado a 15 cm da parede, encaixa a cortina e abriga as arandelas.
Para o banheiro, dois armários com espelho separados acompanham as duas cubas e também marcam a divisão dos dois revestimentos diferentes da parede.
Por fim, o home office serve de quarto de hóspedes e possui uma grande bancada para duas pessoas. A parede de tijolinhos foi pensada para virar o cenário de videochamadas.
Veja mais fotos!