Continua após publicidade

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner

Lana Rocha, que assina o projeto, trouxe o contêiner que abriga a área gourmet para o Rio, ele havia sido um projeto exposto na CASACOR Pernambuco

Por Redação
Atualizado em 2 jan 2024, 15h29 - Publicado em 1 jan 2024, 13h00

Localizada em Maricá (município na região metropolitana do Rio de Janeiro), esta casa de dois pavimentos – com cerca de 300m² de área construída sobre um terreno com 360m2 – foi projetada do zero, em steel frame, por um engenheiro civil e sua esposa ex-advogada, prestes a se formar em arquitetura.

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, área externa com piscina.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Coube à designer Lana Rocha, que é mãe da proprietária, conceber todo o projeto de interiores, de estilo contemporâneo, tanto dos ambientes indoor como da área externa – da escolha dos materiais de acabamento às marcenarias desenhadas sob medida, passando por móveis, acessórios e adornos em geral.

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, cozinha com ilha e bancada e armários verde oliva.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

“Nos ambientes internos, me pediram um projeto com decoração atemporal e funcional, além de uma cozinha na cor verde oliva. Já na área externa, solicitaram um jardim tropical, de fácil manutenção, que abraçasse a casa”, conta a designer.

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, área externa com piscina e folhagens. Jardim.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

No geral, o conceito do projeto buscou trazer elementos da área externa, incluindo o paisagismo, para dentro da casa e, para isso, contou com a integração dos ambientes do andar térreo como principal aliado. O campo de visão de quem entra na casa, por exemplo, “percorre” todo o setor social até alcançar a área da piscina, que fica nos fundos do terreno.

Continua após a publicidade

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, sala de jantar com grandes janelas para jardim.

Outro recurso que ajudou a reforçar esta sensação de integração indoor/outdoor foi o uso de grandes esquadrias em vidro no lugar de paredes. Além de trazer mais luz natural para dentro da residência, elas também criaram “quadros vivos de natureza”, como se emoldurassem o paisagismo externo, concebido por Clarice Perrone Paisagismo.

Continua após a publicidade
Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, sala de estar com grandes janelas, escada e parede revestida de pedras.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Na decoração, os ambientes tem uma base neutra e clara, com pontos de cor nos adornos e obras de arte. Para deixar os espaços mais calorosos e acolhedores, as marcenarias ganharam acabamentos em madeira, com acréscimo da cor verde oliva nos armários da cozinha, e algumas paredes da sala foram revestidas em pedra.

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, sala com poltronas, sofá e parede revestida de pedra.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

No quesito “mobiliário”, todas as peças são novas, já que este é o primeiro lar do jovem casal. “Priorizamos peças atemporais que transmitissem, ao mesmo tempo, contemporaneidade e sofisticação, e ainda viabilizassem a integração dos ambientes da área social, sem pesar visualmente”, explica Lana, destacando o par de poltronas Dora, do designer Jader Almeida, e o sofá Gomos, da Líder Interiores, com módulos agrupados em ilha.

Casa de 300 m² tem cozinha verde oliva e área gourmet em contêiner. Projeto de Lana Rocha. Na foto, área gourmet com parede de tijolinhos, mesa de madeira e armário verde.
(Raiana Medina/Casa.com.br)

Na área externa, o espaço gourmet, instalado dentro de um contêiner, com o lado maior totalmente envidraçado e voltado para a piscina, tem uma história bastante curiosa: ele foi exposto na CASACOR Pernambuco, em 2020, e trazido para o Rio, especialmente para fazer parte do projeto.

Continua após a publicidade

“Durante o transporte de Recife para o Rio, o contêiner sofreu algumas avarias, que foram consertadas. Com exceção da adega de vinhos, que foi removida, tudo foi mantido como no projeto original, apresentado na mostra”, informa Lana.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade