Casa Created with Sketch.

Ministério da Saúde cria manual para fazer máscara caseira contra Covid-19

Acessório feito com tecido dupla face funciona como barreira física de gotículas e é indicado para a população em geral

 (Reprodução/Casa.com.br)

O avanço do novo Coronavírus nos países gerou uma escassez de máscaras de proteção no mundo todo. Já há, inclusive, denúncias da falta desse tipo de equipamento em muitos hospitais. Diante desse problema, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou para a população em geral o uso de máscaras caseiras de pano. A ideia é deixar os modelos produzidos pela indústria apenas para os profissionais da saúde e para pessoas infectadas.

Segundo Mandetta, a máscara caseira funciona muito bem como barreira mecânica de gotículas. “Qualquer pessoa pode fazer sua máscara de pano e utilizar, que vai funcionar e vai estar ajudando o sistema de saúde”, disse o ministro em coletiva de imprensa.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Infectologia reforçou, no entanto, que a máscara de pano pode diminuir a disseminação do vírus por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas, que podem estar transmitindo o vírus sem saber, porém, não protege o indivíduo que a está utilizando, já que não possui capacidade de filtragem.

 (Reprodução/Catraca Livre)

Especialistas ouvidos pela Catraca Livre destacam a importância da manutenção das outras medidas preventivas já recomendadas, como lavar as mãos e evitar tocar os olhos, nariz e boca. Além disso, a principal recomendação neste momento é ficar em casa para evitar a propagação do vírus. “A máscara dá uma sensação falsa de segurança, quando, na verdade, o mais seguro é respeitar o isolamento social e sair de casa apenas para atividades essenciais”, explica o virologista Marcos Oliveira.

Quer saber mais? Então clique aqui e veja o conteúdo completo da Catraca Livre!

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s