Casa Created with Sketch.

Dicas para praticar o amor-próprio e auto-cuidado

O que já era uma necessidade antes ficou ainda mais evidente com o período de isolamento e quarentena

Gif dinossauro olhando no espelho segurando um coração

 (Reprodução/Giphy)

Com a pandemia e isolamento social ainda sendo recomendado, a tendência é que as buscas por métodos que ajudem a manter a saúde mental continuem crescendo. E é o que mostra a pesquisa feita pelo Pinterest, plataforma mais usada para encontrar inspiração.

Desde o início da quarentena, em março do ano passado, o termo “como amar a si mesmo” foi buscado 6 vezes mais, enquanto “como se auto curar” quadruplicou no volume de buscas. Outros termos relacionados também apresentaram um grande aumento: “exame de saúde mental” (12x), “frases sobre mentalidade saudável” (5x) e “auto aceitação” (+40%).

Desenho de mulher com blusa vermelha e cabelos pretos abraçando seu reflexo que sai do espelho

 (Vittude/Reprodução)

“As pessoas sempre vieram ao Pinterest para descobrir diferentes maneiras de praticar a consciência plena ou a meditação e para encontrar inspiração para o bem-estar mental.” Explica Swasti Sarna, gerente de insights da plataforma. “Aparentemente, as pessoas estão tentando encontrar estabilidade dentro de si mesmas à medida que o mundo exterior se torna menos previsível.”

A consulta com um especialista é sempre a opção mais recomendada para lidar com questões relacionadas à saúde mental. Além disso, outras formas podem ajudar nesse período de isolamento, como você pode conferir na lista a seguir:

1. Meditação

 

 (Shashi Ch/Unsplash)

Provavelmente uma das opções mais buscadas quando se pensa em autoconhecimento, a meditação traz diversos benefícios para o corpo e a mente.

Veja também

2. Pintura

 

 (Rifqi Ali Ridho/Unsplash)

Terapêutica, a pintura não exige talento. Para quem gosta de brincar com tinta, além da tela também existem as opções, como livros e quadros já marcados com as cores para cada espaço, que facilitam o processo.

3. Diários

 

 (Prophsee Journals/Unsplash)

A criação de diários é também uma técnica popular, além de ajudar na saúde mental, também pode beneficiar no estímulo da criatividade e, claro, é pessoal, então não existe julgamento.

4. Frases motivacionais

 

 (Reprodução/Pinterest)

Às vezes é necessário um incentivo externo, por isso, buscar frases motivacionais também ajuda no cuidado com a mente e o corpo.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.