Yoko Ono convida o mundo a “imaginar a paz”
A nova intervenção global é exibida nas telas digitais mais proeminentes do mundo
A instalação da arte pública IMAGINE PEACE é apresentada por CIRCA em colaboração com Serpentine e está sendo exibida em Londres, Los Angeles, Milão, Melbourne, Nova York e Seul todas as noites durante março de 2022.
Para ajudar nas crises humanitárias, Yoko Ono doou uma cópia impressa de edição limitada com 100% dos rendimentos levantados doados ao Fundo de Emergência das Nações Unidas (UNICEF).
O conceito de imaginar a paz nasceu do trabalho da artista e do John Lennon como ativistas da paz em 1969, quando eles encenaram protestos não violentos contra a guerra, chamados de Bed-in. A performance durou duas semanas na suíte do casal, onde comunicaram seu compromisso com a justiça social.
Veja também
- Yayoi Kusama envolve árvores do Jardim Botânico de Nova York com bolinhas
- O Arco do Triunfo foi “embalado” em instalação artística
- Por que as pessoas estão plantando girassóis para apoiar a Ucrânia
“Nós sabíamos que qualquer coisa que fizéssemos iria sair nos jornais. Decidimos utilizar o espaço que ocuparíamos de qualquer maneira, se casando, com um comercial pela paz. Nós vendemos nosso produto, que chamamos de ‘paz’. E para vender um produto você precisa de um truque, e então pensamos na cama. E nós pensamos na cama porque era a maneira mais fácil de fazer isso, já que somos preguiçosos”, Lennon disse no livro de antologia dos Beatles.
Yoko continuou com suas declarações de paz e este novo projeto marca seu retorno ao Piccadilly Circus de Londres, vinte anos depois que ela instalou um cartaz que dizia “imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz”. Seu projeto “imagine a paz” vem sendo exibido desde o início dos anos 2000 em torno de outdoors, anúncios, cartazes e tweets.
“Imaginar é algo que todos nós podemos fazer, mesmo quando temos opiniões diferentes sobre como chegar lá”, disse Yoko Ono.
*Via Designboom