Esta é a maior exposição de arte da neve do mundo

Tinta fluorescente é aplicada na parte inferior de um objeto de metal que fica logo acima da neve. As cores vivas são refletidas na superfície da neve

Por Redação Atualizado em 11 fev 2022, 22h07 - Publicado em 13 fev 2022, 19h00

Há 12 anos, Toshihiko Shibuya cria arte, em terrenos específicos, a cada inverno e em torno da cidade japonesa de Sapporo. Este ano, o artista dá continuidade ao projeto “Snow Pallet” com os números 14 e 15, que também são as menores e maiores instalações da série até o momento.

Toshihiko Shibuya/Designboom

O Snow Pallet 14 foi instalado em Tomakomai, uma cidade costeira localizada a 65 km de Sapporo e uma área com menos neve em Hokkaido.

Veja também

A obra de arte está situada no pátio do museu de arte Tomakomai, em um terreno de apenas 19 m² – o menor local que já recebeu essas partículas de gelo opacas e brancas, de forma redonda, que geralmente apresenta de dois a cinco milímetros de diâmetro, mas não no mundo do artista.

Toshihiko Shibuya/Designboom

É a primeira tentativa de Toshihiko de instalar ‘snow pallets’ em uma área com pouca neve. Ele montou 10 objetos altos com o desejo de nevar, mas também os criou para que pudessem ser apreciados sem neve.

Continua após a publicidade

Ele pintou as placas superiores dos objetos com cores fluorescentes. quando você olha para o céu, pode ver reflexos vívidos nas partes sobrepostas das placas superiores. O artista diz: “Eu chamei este objeto de ‘palete chuvoso’ em um dia chuvoso … você pode ver as gotas de chuva dançantes coloridas na placa superior.”

Toshihiko Shibuya/Designboom

Surpreendentemente, no dia 5 de janeiro deste ano, mais de 30 cm de neve se acumularam em Tomakomai. Shibuya explica que esta é uma queda de neve recorde para a região.

“Desta vez também, o clima foi inesperado e além da minha imaginação. Os objetos baixos ficaram completamente cobertos de neve em um dia. A partir daí, a neve derreteu aos poucos e pude ver o efeito de reflexo que apareceu. A neve no topo dos objetos altos parece gelo raspado.”

Toshihiko Shibuya/Designboom

Para o “Snow Pallete” 15, ele voltou a Sapporo, a um enorme terreno de 3.000 m², e instalou 65 objetos no meio de uma grande plataforma externa, chamados de ‘borboleta’, pois exibem uma forma em forma de borboleta com asas abertas.

Houve pouca queda de neve em dezembro. No entanto, janeiro de 2022 está quebrando recordes de queda de neve todos os dias. Em um futuro próximo, todos os objetos estarão completamente cobertos de neve.

*Via Designboom

Continua após a publicidade

Publicidade