Por que as pessoas estão plantando girassóis para apoiar a Ucrânia?

O girassol é a flor símbolo do país - grande exportador de óleo de girassol - e representa a paz

Por Redação Atualizado em 19 mar 2022, 22h32 - Publicado em 17 mar 2022, 19h00
Mulher com bandeira da Ucrânia enrolada nos ombros segura girassóis
Getty Images-Samuel Corum/Gardeningetc

Para os ucranianos, o girassol sempre teve um lugar especial em seu coração como a flor nacional. No entanto, desde a invasão russa em fevereiro, pessoas de todo o mundo adotaram o girassol como símbolo de apoio à Ucrânia.

Além de cultivar girassóis, muitas empresas vendem buquês e sementes para arrecadar fundos para as pessoas afetadas pelo conflito. A Moorland Flower Co. em Devon, por exemplo, vende sementes de girassol para apoiar o Apelo de Crise da Cruz Vermelha Ucrânia.

Campo de girassóis
Campo de girassóis em Lviv Getty Images/Gardeningetc

Na Ucrânia, os girassóis significam paz“, diz Toby Buckland, jardineiro, especialista em jardinagem, apresentador de TV (anteriormente Gardeners’ World) e autor de Amateur Gardening. ‘E embora isso possa ser um sonho distante, plantar girassóis é uma demonstração de solidariedade e uma oração de agradecimento pela liberdade, igualdade e fraternidade que desfrutamos.’

Veja também

Qual a relação da Ucrânia com o girassol

Manifestante ucraniana carrega girassol e bandeira
Yahoo! Sports/Reprodução

A conexão entre o girassol e a resistência ucraniana chamou a atenção do mundo quando um vídeo de uma mulher ucraniana dizendo a soldados russos armados em solo ucraniano para “leve essas sementes para que os girassóis cresçam aqui quando você morrer”, relatado pela BBC News, se tornou viral. No entanto, os girassóis sempre foram importantes para os ucranianos.

Girassol
Yurii Rylchuk Ukrinform Future Publishing-Getty-Images/Gardeningetc
Continua após a publicidade

A bandeira azul e amarela não apenas imita a cor vibrante dos girassóis contra um céu claro, mas os girassóis compõem uma grande parte da economia ucraniana. O país é um dos maiores fornecedores mundiais de óleo de girassol.

Girassol
Proflowers/Reprodução

Girassóis são cultivados na Ucrânia desde 1700. O óleo de girassol tornou-se um aspecto importante da vida cotidiana no país porque a Igreja não o proibiu durante a Quaresma.

Desde então, tornou-se uma constante nos lares ucranianos e tornou-se a flor nacional ucraniana. Muitas famílias cultivam as flores coloridas em seus jardins, coletando sementes das flores para comer como lanche. As mulheres também costumam tecer girassóis em suas roupas em ocasiões especiais.

Um girassol em campo de trigo
The Guardian/Reprodução

O girassol já foi usado como símbolo de paz na Ucrânia uma vez. Em junho de 1966, os ministros da Defesa dos EUA, da Rússia e da Ucrânia plantaram girassóis na base de mísseis Pervomaysk, na Ucrânia, em uma cerimônia para marcar a renúncia da Ucrânia às armas nucleares.

Além de mostrar seu apoio cultivando girassóis, há muitas instituições de caridade que recebem doações para ajudar os ucranianos. Veja abaixo as organizações recomendadas que aceitam doações:

*Via Gardening Etc

Continua após a publicidade

Publicidade