Esta instalação é criada com o poder da mente por pessoas com deficiência
Obra coletiva chinesa mostra "uma expressão do poder espiritual de pessoas com deficiência”
Para a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2022, realizada no Ninho de Pássaro em Pequim, em 4 de março, a artista chinesa Jody Xiong foi convidada pelo diretor-chefe Zhang Yimou a criar uma instalação de arte tecnologicamente avançada chamada “The Bloom”.
Xiong também dirigiu curta-metragem sobre o projeto que você pode assistir abaixo.
Inspirado no trabalho do artista de 2014 intitulado “Mind Art”, o projeto reuniu 12 pessoas com deficiência em torno de uma tela circular de 8 metros de largura para criar um rosto sorridente colorido detonando balões cheios de tinta, usando o poder de suas mentes.
Para a instalação “The Bloom”, Xiong convidou os participantes a escolher sua cor de tinta favorita para encher balões com detonadores.
Cada um deles usava um dispositivo de captura de ondas cerebrais que enviava um sinal para acionar os detonadores, eventualmente fazendo respingar tinta por toda a tela.
O coquetel colorido formou um “smiley face” abstrato destinado a saldar todos que assistem ao filme. “Esta experiência é uma expressão do poder espiritual de pessoas com deficiência”, observa o artista.
Para refletir adequadamente o tema de 2022, Zhang Yimou convocou uma série de sessões de brainstorming com Jody Xiong e outros criadores, incluindo o mestre Cai Guoqiang.
O resultado é uma reviravolta do esquema original “Mind Art” de 2014, adicionando mais impacto e emoção à performance por trás da instalação “The Bloom”.
*Via Designboom