Casa Created with Sketch.

Design olímpico: conheça os mascotes, tochas e piras dos últimos anos

Descubra as histórias e significados dos objetos que marcam cada edição dos jogos olímpicos

Gif da pira olímpica de Tokyo se abrindo e acendendo

 (Nendo/Reprodução)

Levanta a mão quem também está super animado com as Olimpíadas de Tóquio! Nossa Redação está apaixonada e torcendo muito pelos nossos atletas: pela fadinha Rayssa do skate, pelos craques Douglas Souza do vôlei, Gio Queiroz do fut feminino, Paulinho do fut masculino, pela nossa Rebeca Andrade, que deu um baile (de favelaaa!) na ginástica e todas e todos os outros!

Para entrar no clima olímpico, (além de preparar a casa) que tal conhecer um pouco mais sobre o design dos objetos que marcam cada competição. Conheça as piras, tochas e mascotes de Tóquio 2020 e das edições anteriores.

Pira olímpica

 

Naomi Osaka acendendo a pira olímpica Naomi Osaka acende a pira olímpica

Naomi Osaka acende a pira olímpica (Nendo/Reprodução)

A chama olímpica é uma referência ao mito grego de Prometeu, um personagem lendário que roubou o fogo de Zeus para entregar aos mortais. Este ano, a pira foi criada pelo célebre estúdio de design japonês, Nendo.

Seu formato esférico foi inspirado no Sol e na ideia de que “todos se reúnem sob o Sol, todos são iguais e todos recebem sua energia”. Quando acesa, a pira se abre como uma flor, referência à vida que surge. Ela pesa 2,7 toneladas e tem um diâmetro de 3,5m.

Relembre as piras olímpicas de edições anteriores!

Tocha olímpica

 

Tocha das olimpíadas de Tóquio em metal rose no formato de flor de cerejeira

 (Comitê Olímpico/Reprodução)

Outro símbolo do evento é a tocha olímpica. Seu design costuma trazer referências do país sede e o revezamento do acendimento até a pira representa a jornada de Prometeu com o fogo de Zeus.

Veja também

A tocha olímpica de Tóquio foi inspirada na flor de cerejeira – a sakura- uma árvore adorada no país. Criada pelo designer Tokujin Yoshioka, a tocha passou pelas províncias japonesas para inspirar a esperança vinda da luz do fogo. Uma curiosidade, é que o alumínio da peça foi reaproveitado de construções.

Veja algumas tochas olímpicas dos últimos anos!

Mascotes

 

Mascotes das olimpíadas de Tóquio fazendo um "toca aqui"

 (Comitê Olímpico/Reprodução)

Por último, mas não menos importantes, estão os queridos mascotinhos olímpicos. Esses encantam tanto os pequenos quanto os adultos e funcionam quase como porta-vozes dos jogos. Geralmente são criados aos pares, um para as Olimpíadas e outro para as Paralimpíadas.

Os dois mascotes de Tóquio foram escolhidos por crianças por meio de uma votação que envolveu quase 17 mil escolas japonesas. Miraitowa, o bonequinho azul, é a junção das palavras “Mirai”, que quer dizer futuro e “Towa”, que significa eternidade. Someity, o bonequinho rosa, também foi inspirado na cerejeira. Seu nome significa “muito poder”.

Lembra dos nossos fofíssimos Tom e Vinícius? Confira alguns dos mascotes olímpicos do passado!

Gostou? O site do Comitê Olímpico tem todas as informações sobre os jogos (de Tóquio até os primeiros)!

Veja também
Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.