Casa Created with Sketch.

A cadeira Cocar, da Maria Fernanda, está exposta na The Expo Chair 2020

A peça foi selecionada pela NYCxDesign para representar a designer Maria Fernanda na exposição da Design Pier

 (Divulgação/Casa.com.br)

Em uma ocasião única para o mundo do design, galerias, feiras e grandes eventos que estavam agendados para este ano, tiveram que se reinventar, com o intuito de manter a criatividade e o mercado vivos durante esse período de isolamento social. Por isso, a Expo The Chair, da Design Pier, acontece agora no formato virtual. Porém, tem previsão para se tornar física em outubro deste ano.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A Yankatu, através do trabalho da designer e pesquisadora, Maria Fernanda Paes de Barros, foi escolhida para participar do evento com a cadeira Cocar. A peça foi eleita pela NYCxDesign para representar a exposição. “É uma honra participar desse movimento junto a designers do mundo todo, trazendo luz ao artesanato brasileiro, tão rico e tão diverso, e que merece ganhar espaço entre os grandes do cenário global do design”, comenta Maria Fernanda.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Apresentando designers do mundo todo, a nova exposição da Design Pier explora a maneira única como os criativos ao redor do globo abordam o objeto mais antropomórfico do design: a cadeira. A exposição online conta com 20 projetos de design de diversos profissionais, cada um com a sua maneira única de interpretar um objeto de uso tão comum, elevando- o a status de arte.


A Cocar

 (Divulgação/Casa.com.br)

A cadeira Cocar foi apresentada pela primeira vez na MADE 2019, e também em uma exposição de Empreendedorismo social – “Identidade e Saber local”, na OMPI em Genebra, no início deste ano. Ela faz parte da coleção Alma-Raiz, feita por Maria Fernanda junto aos artesãos de Urucureá.

 (Divulgação/Casa.com.br)

“A palha trançada de tucumã é resistente e bonita. Usá-la para móveis era apenas uma questão de liberdade, de me permitir não seguir padrões. Os jogos americanos tradicionais vendidos pelos artesãos ganham destaque na Cadeira Cocar, inteiramente feita de madeira maciça de cabreúva, em uma recriação consciente da tradição local”, explica a designer.

 (Divulgação/Casa.com.br)

A palha de Tucumã, uma palmeira típica da floresta amazônica, recebe tingimento natural com pigmentos também encontrados na floresta, como caapiranga, margarataia, crajiru, jenipapo e urucum. Ascendência indígena que se estende por gerações e hoje flui graciosamente pelas mãos dos artesãos de Urucureá, que trançam a palha nas margens do rio Arapiuns.

Para visitar virtualmente a exposição The Chair, clique aqui!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s