Casa Created with Sketch.

MADE 2019: Yankatu apresenta peças em parceria com artesãs do Urucureá

A designer fez uma viagem imersiva em Urucureá, e trabalhou em parceria com as artesãs locais, criando lindas peças com madeira e trançado de tucumã

Maria Fernanda Paes de Barros.

Maria Fernanda Paes de Barros. (Divulgação/Casa.com.br)

Julho e agosto são meses para deixar o radar do design mais ativo do que nunca! Nessa época as prévias do Design Weekend, High Design e MADE são anunciadas para o público e servem para nos deixar ainda mais ansiosos do que está por vir. E, para você internauta, que é ainda mais ansioso que nós, segue aqui uma das palhinhas: Maria Fernanda Paes de Barro assina uma coleção em parceria com artesãs do Urucureá.

A designer que é a alma por trás da Galeria Yankatu, conhecida pelo design único, que busca valorizar a identidade brasileira, surpreende mais uma vez, com um trabalho único, e apresenta bancos e mesas feitos de madeira e trançado de tucuma, tingidos com pigmentos naturais encontrados na região.

Uma das peças criadas pela designer e artesãs.

Uma das peças criadas pela designer e artesãs. (Divulgação/Casa.com.br)

A coleção Alma-Raiz, é uma troca de conhecimento entre a designer e as artesãs locais. Enquanto Maria Fernanda ensina novas práticas para as profissionais locais, elas demonstram práticas ancestrais do trançado.

A nova coleção apresentada pela Yankatu faz um resgate à cultura da comunidade, valorizando a técnica artesanal e histórica, além de elevar a autoestima das mulheres envolvidas neste trabalho.

 (Divulgação/Casa.com.br)

De forma contemporânea, as peças trazem a história da comunidade com uma visão moderna e novas formas de criar. “Nesta coleção quis mostrar a riqueza do trabalho multicolorido tradicional desse povo e também as inúmeras outras formas de se trabalhar a palha e compor as cores, valorizando os materiais, os tingimentos e os desenhos que eles elaboram com maestria”, diz Maria Fernanda.

 (Divulgação/Casa.com.br)

Maria Fernanda viajou ao lado da arquiteta Susana Fernandez, para ensinar os artesãos a técnica do tricô com a palha. Ela explica: “penso sempre que o processo tem como objetivo ser uma troca entre todas as pessoas envolvidas”.

MADE – Mercado, Arte, Design

ONDE?

Pavilhão da Bienal – Pq. Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n)

QUANDO?

De 22 a 25 de agosto
Horários: Quinta e sexta, das 13h às 21h | Sábado, das 12 às 21h | Domingo, das 12h às 19h (bilheteria até às 18h)

QUANTO?

R$ 40 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia entrada)]

Mais informações: site oficial

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s