Continua após publicidade

Sustentabilidade e tecnologia marcam projeto brasiliense

A casa, com formato trapezoidal, transmite leveza, mesmo com a construção em concreto

Por Morar61
Atualizado em 17 fev 2020, 15h51 - Publicado em 10 set 2019, 15h39
Solta do chão, a casa parece leve, mesmo sendo uma caixa de concreto. O deck da piscina tem espaço para as espreguiçadeiras, que parecem fazer um convite à contemplação da paisagem (Joana França/Morar61)

O formato trapezoidal entrega: os arquitetos que desenharam esse projeto nos arredores do Plano Piloto não têm o pensamento quadrado. Construída sobre pilotis, a casa de 90 m² foi o primeiro trecho a ficar pronto do conjunto criado pelos arquitetos Diogo Santos e Rodrigo Fortes, feito para um homem solteiro e preocupado com a sustentabilidade da obra. A área de lazer, com pracinha de estar, piscina e deck, nasceu logo na sequência. No futuro, um volume maior, disposto nos fundos do terreno, deve assumir o papel de casa principal.

Do alto é possível notar o formato trapezoidal da casa e do deck da piscina (Joana França/Morar61)

Quem visita o endereço se surpreende com a vista de cartão-postal. “Quando aberta, a caixa de concreto emoldura a paisagem”, conta Diogo. Só que esse visual de mirante não é bônus do acaso. Para chegar a esse resultado, o lugar de implantação da casa foi milimetricamente calculado, de forma que a construção ainda pudesse aproveitar as benesses da ventilação cruzada e da sutil inclinação que poupa as áreas íntimas do sol poente.

Continua após a publicidade

Este conteúdo é do blog Morar61. Para acessar o texto na íntegra e ver mais fotos, clique aqui.

Publicidade