Casa Created with Sketch.

LUMA é um museu que parece vindo do futuro!

A exposição de abertura mostrou trabalhos de mais de 45 artistas e designers

 (Adrian-deweerdt/Designboom)

O museu com aparência exterior escultural, construído por Frank Gehry, abriu para o público no dia 26 de junho. Luma ocupa um campus criativo no Parc des Ateliers na cidade de Arles, na França. 

 (Adrian-deweerdt/Designboom)

O prédio abriga galerias de exposição, áreas de projeto, instalações de pesquisa e arquivo, além de salas para oficinas e seminários. 

 (Adrian-deweerdt/Designboom)

A torre, grande destaque do museu, é definida por sua geometria retorcida e ondulada, criada com 11.000 painéis de aço inoxidável.

Veja também

 (Adrian-deweerdt/Designboom)

Em seus 12 níveis, diversos artistas apresentam seus trabalhos. Grandes nomes internacionais – como Etel Adnan, Olafur Eliasson, Koo Jeong a, Kapwani Kiwanga, Helen Marten, Pierre Huyghe, Carsten Höller, Philippe Parreno e Rirkrit Tiravanija – fazem parte da exposição de abertura do espaço. 

 (Adrian-deweerdt/Designboom)

O campus ao redor contém sete antigas fábricas de ferrovias, quatro das quais foram reformadas pelo Selldorf Architects e transformadas em ambientes de exibição e performance. Jardins circundantes e um parque público, também em torno, foram projetados pelo arquiteto paisagista Bas Smets.

 (Adrian-deweerdt/Designboom)

“Queríamos evocar o local, desde ‘A noite Estrelada’ de Van Gogh até os crescentes aglomerados de rochas que você encontra na região”, comenta Gehry sobre a construção impressionante de Luma.

*Via Designboom

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.