Tadao Ando assina o projeto de um novo museu em Paris

Com inauguração marcada para janeiro de 2021, o Bourse de Commerce ocupa o prédio onde funcionava a antiga bolsa de valores da cidade

Por Nádia Simonelli 8 out 2020, 13h21
Patrick Tourneboeuf/Designboom

O arquiteto japonês Tadao Ando, um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea, acaba de finalizar o projeto de um novo museu, em Paris. Trata-se do Bourse de Commerce, que vai ser inaugurado no dia 23 de janeiro de 2021 (a inauguração seria em setembro deste ano, mas foi adiada por cauda da pandemia). A localização não poderia ser mais privilegiada, no primeiro arrondissement.

Patrick Tourneboeuf/Designboom

O prédio da antiga bolsa de valores da cidade foi transformado por Tadao para abrigar a coleção Pinault, do empresário e colecionador de arte François Pinault. No projeto, o arquiteto desenhou um cilindro central, que foi adicionado à antiga construção, para dar vida a um novo espaço de exposições. A parede dessa estrutura tem nove metros de altura e se estende por 30 metros de diâmetro.

E, para garantir a entrada de luz natural, foram criadas quatro aberturas idênticas. O restante do prédio, incluindo a monumental cúpula, foi totalmente restaurado e adaptado às novas funções do espaço.

Patrick Tourneboeuf/Designboom

A intervenção criada por Tadao inclui também um novo corredor entre o exterior do cilindro e a fachada interna do prédio. Nesse trecho, novas escadas e passarelas garantem a circulação dos visitantes em todo o museu, incluindo os espaços de exposição no subsolo.

Continua após a publicidade

Patrick Tourneboeuf/Designboom

Com 300 lugares, o auditório vai abrigar conferências e concertos e um teatro será o lugar ideal para videoinstalações e outros tipos de performances culturais.

Ao todo, a instituição vai oferecer 3 mil metros quadrados de espaços adaptáveis para exposições, que poderão ser modulados conforme a necessidade do evento. No último andar, ainda, os visitantes poderão curtir a belíssima vista da cidade em um lounge e restaurante.

 

Patrick Tourneboeuf/Designboom

 

Continua após a publicidade

Publicidade