Continua após publicidade

Cervejaria reduz temperatura de forma natural, através da construção

Em parceria com o SuperLimão Studio, o projeto simula uma caverna e aproveita de recursos naturais para promover sustentabilidade

Por CicloVivo
Atualizado em 17 fev 2020, 15h54 - Publicado em 20 ago 2019, 17h35
(Divulgação/)

A Cervejaria Colorado inaugurou, em sua cidade natal, Ribeirão Preto (SP), a Toca do Urso – um espaço que simula uma caverna para receber visitantes. Com assinatura do SuperLimão Studio, o grande diferencial deste projeto está no uso de diversas técnicas vernaculares e passivas para se criar um microclima agradável em uma região extremamente quente e pouco ventilada, sem enclausurar o ambiente e sem depender de técnicas ativas de condicionamento.

(Divulgação/)

Situado em frente à fabrica da Cervejaria, o antigo estacionamento saiu para dar lugar a Toca do Urso. Buscou-se aproveitar o que já existia no entorno, como a copa de duas grandes árvores que sombreiam a área em boa parte do dia. O grande salão circular foi enterrado 1,5 m e a terra retirada do solo foi realocada criando um talude de 3m ao redor do salão central, resultando em uma grande barreira de inércia térmica como nas cavernas. A cobertura circular em formato de asa com clarabóia otimiza a circulação natural e capta vento em qualquer direção, como captadores de vento comuns em construções islâmicas.

Continua após a publicidade

O conteúdo é do blog CicloVivo. Para acessar a matéria completa, acesse aqui.

Publicidade